Instituto de Cinema de SP

Lista | Top 5 filmes de esporte

Raramente vemos filmes famosos, que recebam uma boa avaliação da crítica e do público, sobre esportes. A cada ano, as narrativas que retratam a realidade dentro das quadras, campos ou pistas, estão cada vez mais difíceis de se encontrar. Mas, não significa que falar sobre esportes no cinema é um mal negócio.


Confira alguns filmes sobre esportes que marcaram o cinema:


Um sonho possível (2009)


O longa-metragem que deu a Sandra Bullock o Oscar de melhor atriz no ano de 2010 retrata a história do jogador de futebol americano Michael Ower. Um rapaz negro, filho de uma mãe viciada, e que não tinha onde morar, encontra de uma forma inesperada a matriarca da família Tuoghy (Sandra Bullock) que logo percebe que o garoto tem uma alma muito pura e uma aptidão para esportes.


O filme traz alguns ensinamentos e discussões importantes como racismo, a realidade das periferias americanas e a expansão do significado de família.


Coach Carter: Treino para a vida


O filme narra a história real de Ken Carter (Samuel L. Jackson), um técnico que aceita treinar o time de basquete da sua antiga escola do ensino médio. Quando ele retorna para o lugar de sua adolescência, percebe que tudo está diferente e terá que ensinar mais do que apenas basquete.


A premissa é bem simples, porém muito bem estruturada. Trazendo também assuntos importantes que precisam ser discutidos, Coach Carter mostra um lado das escolas americanas onde os alunos caem em um sistema que é feito para engolir os jovens da periferia, e o técnico do time está disposto a lutar contra ele.


Ford Vs Ferrari (2019)


O longa conta a história de uma das grandes rixas das pistas e como o projetista Carroll Shelby e o piloto Ken Miles precisam construir o carro de corrida perfeito para finalmente desbancar a Ferrari lidando com suas diferenças tanto pessoais quanto profissionais.


O filme dirigido por James Mangold (Logan) traz mais uma grande atuação de Christian Bale, e transpira nervosismo e empolgação em cada cena de corrida.


O Homem que Mudou o Jogo (2011)


O filme estrelado por Brad Pitt e Jonan Hill conta a história do dirigente Billy Beane, que aceita dirigir o time de Beisebol Oakland Athletics. Logo depois de sua posse, ele recebe a notícia que terá de fazer um corte drástico no time. Ele e seu assistente Peter Brand terão que encontrar uma maneira de reconstruir o time titular com jogadores baratos.


Com ótimas atuações indicadas ao Oscar de Jonan Hill e Brad Pitt, o longa aborda várias características importantes e obscuras na administração de um time. Ele também fala sobre a fórmula usada para encontrar novos jogadores “imperfeitos” para criar o time perfeito.


A Guerra dos sexos (2017)


Em 1973, uma partida de tênis entre o ex-campeão já aposentado Bobby Riggs e a líder do ranking mundial Billie Jean King se torna centro de um debate global sobre igualdade de gêneros. Presos sob a atenção da mídia e com ideologias diferentes, Riggs tenta reviver as glórias do passado, convicto de que ainda é capaz de vencer qualquer mulher quando quiser, enquanto King questiona sua própria sexualidade e luta pelos direitos das mulheres.


Com um ótimo humor e trazendo uma das discussões mais importantes da atualidade de maneira descontraída e impactante, o filme rendeu várias indicações a melhor atriz e ator para Emma Stone e Steve Carell.


 


Por Lucas Almeida

voltar