Instituto de Cinema de SP

Masterclass com Caco Ciocler: Atuação, direção, conceitos e técnicas

Na sexta-feira, dia 16/03, ocorreu a Masterclass do ator, diretor e dramaturgo Caco Ciocler, sobre atuação, direção, conceitos e técnicas.


Alguns dos tópicos que o ator discorreu durante sua aula foram o poder da atuação, a discrepância entre cinema e novela (desde produção até atuação), a sociedade do cansaço e a extravagância do mercado audiovisual. Na dissertação sobre o livro “Sociedade do Cansaço”, escrito por Byung Chul Han, Caco fomentou a discussão do desalento generalizado no país com exemplos de inspiração, citando passagens do livro e falando sobre como no Brasil, principalmente no audiovisual, sofremos de um desânimo e cansaço indômitos.


Durante o período em que ministrou a aula, Caco citou a sociedade antiga e retrógada em que trabalhadores só poderiam seguir ordens a comando do superior, porém, atualmente há uma liberdade no ambiente de trabalho que viabiliza uma maior criatividade para desenvolvimento de projetos e criação de conteúdo, no entanto, essa situação gera uma sociedade com indivíduos depressivos e frustrados, pois somente uma sociedade que diz que tudo é possível, cria pessoas que acreditam que nada é possível. Essa é a cultura do cansaço que Caco trouxe à tona, rebatendo-a e gerando o questionamento sobre quais vantagens e desvantagens se sobressaíam em casa sistema.


            Para finalizar, no tópico de atuação, Caco enfatizou a dificuldade do ritmo de gravações de novelas e das diferenças para longas-metragens. Ressaltou que a preparação e empenho para desenvolver os personagens tem a mesma profundidade, e realçou a diferença da direção de atores em atuações tanto para cinema, quanto para a televisão.

voltar