Instituto de Cinema de SP

Mulheres no Cinema: Emerald Fennell

Emerald Fennell é uma cineasta britânica que vem chamando atenção nos últimos anos com seu trabalho nas mais diversas áreas do cinema. Nascida e criada em Londres, Emerald é formada em inglês pela Universidade de Oxford, e foi durante a graduação que começou a atuar em peças teatrais. Além disso, é escritora de literatura infantojuvenil de horror e tem quatro livros já publicados, inclusive dois que fazem parte de uma série de livros, também de sua criação, chamada Shiverton Hall.


Seu primeiro papel de destaque na televisão foi como a enfermeira Patsy Mount em Call the Midwife (BBC) entre 2013 e 2017. Entre esse trabalho e até o ano de 2018, a cineasta de 35 anos de idade também atuou em Anna Karenina (2012), A Garota Dinamarquesa (2015) e Vita & Virgínia (2018).


Atualmente, Fennell está com dois projetos principais cujas notícias frequentemente circulam na mídia: uma adaptação musical de Cinderella, em conjunto com Andrew Lloyd Webber (O Fantasma da Ópera, Cats), e, mais recentemente, um filme sobre a personagem Zatanna, da DC Comics.


Sua indicação ao Oscar deste ano com o filme Bela Vingança fez história, ao lado da diretora Chloe Zhao, já que é a primeira vez que mais de uma mulher disputam a estatueta de Melhor Direção. 


Confira abaixo algumas das principais obras da carreira da diretora!


Call the Midwife (2012)


Baseada nas memórias de Jennifer Worth e criada por Heidi Thomas, esta série da TV britânica se passa em Londres nos anos 1950. É um drama de época que aborda, principalmente, as histórias e o dia a dia das parteiras da época. Emerald Fennell atuou durante muito tempo no show como a enfermeira Patsy, sendo esse um de seus primeiros trabalhos.


Careful How You Go (2017)


Este foi o primeiro curta-metragem dirigido por Fennell, que também o roteirizou, e foi exibido no Festival Sundance em 2018. Além de marcar sua primeira experiência como diretora, o curta foi responsável por sua aproximação com ninguém menos que Phoebe Waller-Bridge, que estrelou a obra, rendendo uma parceria até os dias de hoje.


Killing Eve (2019)


A série acompanha a jornada da agente secreta Eve em sua busca por uma misteriosa serial killer, Villanelle, e a relação conturbada entre as duas. Phoebe Waller-Bridge é a showrunner e, após sua aproximação com Fennell em Careful How You Go, a indicou para assumir o roteiro da segunda temporada, trabalho que lhe rendeu duas indicações ao Emmy. Inicialmente contratada para a equipe de roteiristas, a cineasta passou a ser a escritora principal e produtora executiva da segunda temporada dessa aclamada série da BBC. 


The Crown (2020)


Nessa icônica série sobre a família real britânica, acompanhamos o dia a dia da Rainha Elizabeth II e outros membros da corte e da família enquanto lidam com problemas de ordem política e pessoal. Diversos acontecimentos históricos e personagens memoráveis são abordados na série, e Emerald Fennell entrou para o elenco na quarta temporada (a mais recente), interpretando Camilla Parker-Bowles, Duquesa de Cornualha, segunda e atual esposa do Príncipe Charles. 


Bela Vingança (2020)


 


O primeiro longa de Fennell como diretora, foi exibido no Festival de Sundance de 2020 e, atualmente, está concorrendo ao Oscar em diversas categorias, inclusive Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Escrito, produzido e dirigido por Emerald Fennell, o filme gira em torno de Cassie, uma jovem com um futuro promissor que vê sua vida ser destruída por um trauma. Sem perspectivas, ela decide sair em busca de vingança e fazer justiça por conta própria. 


 


Por Ana Clara P.S.M.O

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp