Instituto de Cinema de SP

O cinema de mulheres como resistência

Para as mulheres, o próprio fazer cinematográfico é um ato de resistência. Em um mundo em que o poder e a criatividade sempre foram destinados aos homens, num meio social que mistura o fazer artístico com a indústria, onde, ao longo das décadas, o trabalho feminino foi invisibilizado, ao mesmo tempo em que se construía uma imagem limitadora, estereotipada e padronizada da “mulher”, as mulheres tomam as câmeras em um ato político.


Ao longo da história, o trabalho realizado por mulheres na cinematografia mundial desponta como diversas gerações de vozes amordaçadas que conseguiram registrar seus gritos, perspectivas e reivindicações na imagem em movimento. Resultando em novas abordagens e estéticas que rompem com o cinema hegemônico (lê-se: masculino e branco), em uma luta por emancipação, libertação e equidade.


Nesse Mês das Mulheres declaramos a nossa eterna admiração por tantas diretoras, produtoras, roteiristas, técnicas, atrizes e muito mais. Mulheres que ocupam os mais diversos espaços, abrem caminho para tantas que ainda estão por vir, e marcam sua presença na história da sétima arte, e da humanidade. Em especial, para as que, neste ano, conquistaram o reconhecimento de uma das maiores instituições do cinema mundial, o Oscar.


Pela primeira vez, duas mulheres disputam o prêmio de melhor direção, Emerald Fennel e Chloé Zhao. Viola Davis superou a si mesma e, com 4 indicações, é a atriz negra recordista de indicações ao Oscar. Andra Day também foi indicada, fazendo desse o primeiro Oscar com mais de uma mulher negra concorrendo a melhor atriz desde 1973. Além disso, a atriz e produtora Frances McDormand recebeu uma dupla indicação inédita, por seus trabalhos para o filme “Nomadland”. E, aos 73 anos, Youn Yuh-jung se tornou a primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar. Em quesitos mais técnicos, Mia Neal e Jamila Wilson são as primeiras mulheres negras a concorrer ao prêmio de cabelo e maquiagem, por “A Voz Suprema do Blues”.


 


Para todas, parabéns, e muito obrigada!


 


Isabella Thebas

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp