Instituto de Cinema de SP

O primeiro concorrente ao Oscar para melhor filme estrangeiro é dirigido por uma mulher


A Argélia é a primeira a sair na disputa pelo Oscar de 2020, nomeando Papicha, de Mounia Meddour, seu concorrente oficial para a categoria de melhor filme estrangeiro.

O longa acontece durante a década de 1990 e conta a história de Nedjma,  uma jovem obcecada pela moda que, junto com sua namorada, Wassila, ganha dinheiro vendendo roupas feitas no banheiro do clube de dança local. Como o resto do país, eles logo serão apanhados na sangrenta guerra civil da Argélia. Mas o par continua a lutar por sua liberdade e pelo sonho de realizar seu próprio desfile de moda.

A Argélia foi indicada quatro vezes ao Oscar no que costumava ser chamado de categoria de língua estrangeira. O thriller político da Costa-Gavras, Z, que venceu em 1969, é o único vencedor do Oscar no país.


A categoria foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010).

Os nomeados para o Oscar de 2020 serão anunciados em 13 de janeiro de 2020. O 92º Oscar será realizado em 9 de fevereiro de 2020.

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp