Instituto de Cinema de SP

Os 10 filmes sobre Carnaval que você precisa assistir

Nem todo mundo viaja ou vai para bloquinhos no carnaval, não é mesmo?
E um bom filme sobre Carnaval pode ser um jeito diferente de curtir a folia, ou esperar por ela, principalmente, para os apaixonados por cinema.
Nós, do InC, separamos para você 10 filmes sobre o Carnaval, para você curtir do jeito que nós amamos, vendo um bom filme!

1 - "A Voz do Carnaval" (1933)
O rei Momo vem a bordo do Mocanguê e desce na Praça Mauá. O povo do Rio o aclama e o acompanha avenida afora até o Beira-Mar Cassino, onde lhe dão o trono. Só que ele foge para ver o Carnaval do Rio. Destaque para a segunda aparição cinematográfica de Carmen Miranda.
Com Carmem Miranda e Lamartine Babo.

2 - "Alô, Alô Carnaval" (1936)
Dois autores procuram um empresário para bancar a revista musical "Banana da Terra". Musical brasileiro com destaque para as performances de Carmen Miranda e outros astros da era de ouro do rádio brasileiro. A ideia do musical surge justamente para apresentá-los ao grande público.
Com Carmen Miranda, Oscarito e Jaime Costa.

3 - "Tererê Não Resolve" (1938)
Três casais passeiam no Carnaval do Rio de Janeiro. Uma das esposas, desconfiada da fidelidade dos homens, convida-os anonimamente para um animado baile de Carnaval. Todos comparecem, inclusive as mulheres, disfarçadas, o que provoca muita confusão e traição.
Com Paulo Gracindo e Procópio Ferreira.

4 - "Tristezas Não Pagam Dívidas" (1943)
Logo após enterrar o marido, uma viúva conhece um malandro carioca. Ela ganha uma grande herança e o homem a ajuda a gastar farreando pelos bailes de Carnaval da cidade e aproveitando a noite. Eles, então, se apaixonam.
Com Oscarito, Grande Otelo e Emilinha Borba.

5 - "Orfeu Negro" (1959)
Uma coprodução Brasil, França e Itália, o filme é uma adaptação da peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes. Com um elenco composto majoritariamente por atores brasileiros, a obra foi dirigida pelo francês Marcel Camus.
Ganhou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro (para a França, já que a Academia considera o filme francês). No Carnaval, o sambista Orfeu se apaixona por Eurídice. Mas, a ex-noiva dele descobre e fará de tudo para impedir o romance. Destaque para as cenas de blocos e desfiles de escolas da época.
Com Breno Mello, Marpessa Dawn, Lourdes de Oliveira e Léa Garcia.

6 - "Quando o Carnaval Chegar" (1972)
O empresário de um grupo de cantores sem sucesso consegue um contrato para que se apresentem em homenagem a um rei que chegará à cidade para o Carnaval. Destaques vão para a maravilhosa trilha sonora do filme composta por Chico Buarque e as participações de Maria Bethânia, Nara Leão, entre outros grandes nomes da música popular brasileira.
Com Hugo Carvana, Antônio Pitanga, Chico Buarque e José Lewgoy.

7 - "Orfeu" (1999)
Quarenta anos depois do clássico "Orfeu Negro", o diretor Cacá Diegues fez uma nova versão. Durante o Carnaval carioca, a bela e trágica história de amor entre Orfeu e Eurídice ganha vida nos morros cariocas. Caetano Veloso compôs a trilha sonora. O filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2000, mas acabou ficando de fora das indicações.
Com Toni Garrido e Patrícia França

8 - "Ó Paí, Ó" (2007)
Estrelado, em sua maioria, por atores do Bando de Teatro Olodum, o filme conta a história dos moradores de um animado cortiço no Pelourinho, em Salvador. Tudo se passa no último dia do Carnaval, quando todos se divertem em meio a muita música, dança e alegria. Até que dona Joana, uma evangélica, incomodada com a farra dos moradores, decide acabar com a festa, fechando o registro de água do prédio.
Com Lázaro Ramos

9 - "Damas do Samba" (2013)
Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo como operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura. Este filme faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força.

10 - "Trinta" (2013)
O mais recente da lista conta a história do carnavalesco Joãosinho Trinta, desde sua vinda do Maranhão, até seu auge no Carnaval do Rio de Janeiro. O filme mostra, ainda, a sua ida para o Salgueiro, no inovador desfile "O Rei da França na Ilha da Assombração", até seu reconhecimento como artista.
Com Matheus Nachtergaele.

Essa lista despertou uma vontade de começar a maratona...






voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp