Os impactos do coronavírus na indústria audiovisual - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Os impactos do coronavírus na indústria audiovisual

O COVID-19, mais conhecido como coronavírus, surgiu na China em dezembro de 2019. Atualmente, porém, já possui casos confirmados em diversas partes do mundo. No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou uma pandemia, sendo que a principal ferramenta que temos nesse momento é a prevenção.


Uma das muitas recomendações para prevenir a disseminação desse vírus é evitar aglomerações e ficar em casa. Porém, pensando no universo da indústria audiovisual, não é difícil imaginar o quanto essa medida causou impacto em datas de eventos, estreias e demais programações.


Destacamos abaixo algumas das principais alterações divulgadas até o momento, para que profissionais, estudantes e amantes do cinema se mantenham informados:


007: Sem tempo para morrer: A estreia do longa foi adiada para o dia 25 de novembro.


Missão Impossível 7: As filmagens, que aconteceriam em boa parte na Itália, um dos países mais afetados pelo coronavírus, foram suspensas. Atualmente, a estreia do filme está prevista para 23 de julho de 2021.


Viúva Negra: A estreia prevista para o dia 1º de maio foi adiada indefinidamente.


Disney+: Diversas séries do serviço de streaming da Disney tiveram suas gravações adiadas, como Falcão e o Soldado Invernal, Loki e Wanda Vision.


Riverdale: As gravações da nova temporada da série também foram adiadas em razão da pandemia.


Um lugar silencioso 2: Previsto para chegar logo menos nas telas de cinema brasileiras, o longa fora adiado por tempo indeterminado. 


Velozes e Furiosos 9: Adiado em 1 ano, agora a nova data de estreia do longa é dia 2 de abril de 2021.


Além das produções em destaque acima, diversas outras tiveram suas filmagens suspensas ou datas de estreia adiadas, como Carnival Row, The Lovebirds, The Morning Show, Mulan, Novos Mutantes, Shang-Chi, The Batman e diversas séries da Warner Media.


Eventos


South by Southwest (SXSW): Este festival de cinema, música e tecnologia foi cancelado pouco antes de acontecer em Austin, Texas, entre os dias 13 e 22 de março.


CinemaCon: Por razões de segurança, a CinemaCon deste ano também foi cancelada. O evento estava programado para acontecer entre o final de março e começo de abril em Las Vegas.


Festival de Cannes: Anteriormente programado para acontecer entre os dias 12 e 23 de maio de 2020, o evento francês foi adiado. Ainda não foi confirmada nova data, porém a organização do evento espera que possa acontecer entre junho e julho de 2020.


Broadway: As portas dos teatros estão fechadas desde o dia 12 de março.


IIFA: A premiação de Bollywood, que aconteceria no dia 27 de março em Indore, na Índia, ainda não tem nova data confirmada.


Festival Internacional de Cinema Red Sea: Programado para acontecer em março, na Arábia Saudita, este festival também teve sua data adiada.


Em razão dessa crise de saúde e visando cumprir as recomendações já mencionadas, muitas pessoas estão em quarentena voluntária em suas casas. Para auxiliar no passar do tempo, bem como diminuir o distanciamento social ao qual todos nós devemos nos impor temporariamente, diversos serviços de streaming liberaram acesso grátis aos seus catálogos, como a Globoplay. Além disso, muitas operadoras de TV por assinatura também liberaram seus canais para acesso, como Claro e Sky.


Apesar do momento tenso pelo qual o mundo está passando, devemos todos, na medida do possível e sempre pensando na coletividade, seguir as recomendações dos órgãos competentes. Separamos aqui algumas das principais dicas para que possamos nos prevenir e impedir o alastramento desse vírus, de acordo com o Ministério da Saúde:


Lavar muito bem as mãos com água e sabão


Usar álcool em gel


Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir


Evitar aglomerações


Evitar levar às mãos ao rosto, especialmente olhos, nariz e boca


Não compartilhar objetos pessoais


 


Quem puder, aproveite a quarentena para colocar em dia as séries e zerar as listas de filmes que indicamos aqui! E continuem de olho nas redes do InC!


 


Por Ana Clara P.S.M.O.

voltar