Instituto de Cinema de SP

Parasita

É inegável o sucesso estrondoso que o filme Parasita tem feito ao redor do mundo. Depois de sua pré-estreia mundial no Festival de Cannes, onde começou a fazer história como o primeiro filme coreano a receber a Palma de Ouro, o longa vem quebrando barreiras e conquistando cada vez mais seu merecido reconhecimento.


Depois de vencer as categorias de melhor elenco no SAG Awards (primeiro filme de língua estrangeira a levar o prêmio) e melhor roteiro original no BAFTA, muito se espera do filme na premiação do Oscar - que acontece no dia 09 de Fevereiro - onde concorre em seis categorias, incluindo Melhor Filme, outro reconhecimento inédito a um filme coreano.


O filme, que vem abalando as estruturas de Hollywood, tem uma premissa simples: O caminho de duas famílias de classes sociais distintas se cruzam, enquanto uma é extremamente rica, a outra é extremamente pobre. A partir daí, o filme dirigido por bong joon-ho toma caminhos inusitados e sempre surpreendentes. A interação entre as famílias revelam e expõem, muitas vezes com sutilezas, as diferenças sociais gritantes e problemas de classe.


É uma história que nasce como sul-coreana, mas que chega a assustar devido ao aspecto universal que toma. Mesmo adentrando a um universo absurdo, suas reflexões sobre a pobreza e a riqueza foram assimiladas e reconhecidas ao redor do mundo, refletindo no sucesso que o filme conseguiu.


A obra faz uma mescla de gêneros, seu roteiro é uma montanha-russa de emoções que constrói uma bomba-relógio a explodir num clímax sangrento que parece ser inevitável. Um conto absurdo sobre uma realidade próxima a todos, impactante tanto pelo que apresenta de inusitado quanto pelo que tem de real. Não perca a chance de assistir nos cinemas esse filme que está fazendo história e promete na maior premiação de 2020!


 


Por Isabella Thebas

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp