Produção para Cinema: O Guia Definitivo
Aqueles que fazem tudo acontecer, assim pode ser definido o produtor no cinema. A função é responsável por garantir que o roteiro escrito será filmado. A produção é responsável por toda a parte de captação de recursos para realização de uma obra audiovisual, em outras palavras: o produtor é o cara do dinheiro. Ele quem planeja e organiza toda a estrutura do filme, estando presente desde a pré-produção até sua distribuição.
Por cuidar de toda a parte financeira e burocrática, o produtor, precisa saber de tudo que irá acontecer no filme para que possa planejar, executar e supervisionar todas as etapas que serão desenvolvidas para a realização da obra. Ele tem como missão garantir o bom andamento do projeto. Na maioria das vezes é o produtor, que define quais profissionais irão trabalhar no filme. Em alguns casos ele até escolhe quem será o diretor do projeto e ajuda na montagem da equipe de som, fotografia, cenário, elenco e escolhe os fornecedores.
Outra responsabilidade da produção é buscar patrocinadores para o longa-metragem, o produtor deve conhecer muito bem o roteiro para contabilizar o orçamento. O projeto precisa estar devidamente detalhado, organizado e sucinto para que desperte o interesse dos patrocinadores. Também é de responsabilidade da produção fazer a ficha técnica de todas as pessoas envolvidas na realização do filme. Isso evita que pessoas fiquem de fora do crédito ou que sejam creditados em funções erradas.
No mercado audiovisual existem diversos tipos de produtores, por isso fizemos uma lista dos profissionais que trabalham na área e suas categorias hierárquicas.
O Produtor
Esse profissional na maioria das vezes é dono de uma produtora de cinema, que será responsável pela realização do filme. É, ele quem dialoga com o diretor para saber o que será necessário para a filmagem do roteiro. Em outras palavras, o produtor manda no filme, pois tem poder de vetar algumas ações tomadas pelo diretor.
Inclusive você já deve ter notado que nas premiações, como o Oscar, Cannes, Globo de Ouro, quem sobe ao palco para receber o prêmio de melhor filme na maioria das vezes não é o diretor, e sim, o produtor. Na maioria das vezes os produtores são desconhecidos do grande público, em alguns casos nem tanto, pois alguns atores ou diretores podem ser produtores também. Quem recebeu o prêmio por “Um estranho no Ninho” (1975), foi Michel Douglas, filme produziu por ele em parceria com Saul Zaentz.
Produtor Executivo
Contratado pela empresa produtora do filme o produtor executivo, cuida da parte financeira, é ele quem capta recursos para filme, administra o dinheiro e organiza o orçamento do projeto. Sendo definido como “o gerente do filme” é também, a pessoa que fecha parcerias com elenco, equipe técnica, iniciativa privada e órgãos público.
Diretor de Produção
Responsável por cuidar da contratação de funcionários, definir locações e equipamentos, gerencia toda a parte prática que envolve o filme. Esse profissional, procura sempre a melhor opção para atingir o resultado que o diretor espera.
O diretor de produção está em constante diálogo com os outros diretores (arte, fotografia e geral) porque é quem faz a lista das demandas que serão necessárias para realização do filme. Esse levantamento feito por ele é repassado ao produtor executivo, que analisará a viabilidade de acordo com o orçamento.
Produtor de set
Quem está presente no set e coloca a “mão na massa”, tem a função de verificar todos os problemas que podem surgir durante a gravação. Cuida da logística e almoço da equipe é responsável pela desprodução do cenário.
No set de filmagens tem um apelido carinhoso “ pai e mãe de todo mundo”, porque é quem garante que todas as engrenagens irão funcionar corretamente.
Produtor de elenco
Seleciona o elenco de atores para o filme, esse profissional costuma trabalhar em conjunto com o assistente de direção, que entrega uma lista com perfis de personagens para o produtor de elenco encontrar.
Produtor de Locação
Tem como missão encontrar locações, onde o filme possa ser filmado.
Produtor de Objetos
Trabalha em parceira com a direção de arte para criar, ou encontrar objetos que enriqueceram esteticamente o filme.
Assistente de Produção
Ajuda todos os profissionais envolvidos na produção. Costuma, trabalhar mais ao lado do produtor de set. Quem deseja, seguir na área de produção, geralmente, começa como assistente de produção.
Dicas de Filmes
Se você deseja conhecer mais a fundo o trabalho da produção, confira essa lista que mostra como é trabalhar na área.
Sunset (Estados Unidos, 1988 de Blake Edwards)
Em Hollywood no final da década de 1920, está acontecendo a transição do cinema mudo para o sonoro , o produtor e chefe de estúdio Alfie Alperin ( Malcolm McDowell ) quer produzir um épico filme sobre Wyatt Earp . Tom Mix ( Bruce Willis ) é escalado como o grande marechal dos Estados Unidos só que o verdadeiro Earp ( James Garner ) está no set como consultor técnico mais ninguém sabe disso.
Fora de Controle (Estados Unidos, 2008 de Barry Levinson)
Ben (Robert DeNiro) é um produtor de cinema tenta salvar seu casamento e sua família enquanto enfrenta os desafios de Hollywood. Quase que diariamente ele negocia com os grandes estudio de Los Angeles e agentes, além de lidar com caprichos de atores e egos inflamados dos diretores.
Mera Coincidência (Estados Unidos, 1997 de de Barry Levinson)
O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), a poucos dias da eleição, se vê envolvido em um escândalo sexual, diante deste episódio, ele teme por sua reeleito. Um dos seus assessores entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para que este "produza" uma guerra de mentira na Albânia para desviar o foco da opinião pública.
Os Picaretas (Estados Unidos, 1999 de Frank Oz)
Bobby Bowfinger (Steve Martin) é um produtor de filmes fracassados, que há anos tenta emplacar um bom filme. Porém, seu próximo filme tem todos elementos de um longa-metragem de sucesso: ação, extraterrestres, uma mulher sensual (Heather Graham) e Kit Ramsey (Eddie Murphy), a maior estrela de Hollywood. Só existe um problema; Kit não sabe que irá participar do filme e por isso Bobby e sua equipe passam a filmar o astro em diversos locais sem que ele perceba. Para realizar essa missão o produtor conta com a ajuda de Jiff, gêmeo de Kit um sujeito pouco inteligente e atrapalhado.
Saneamento Básico - O Filme (Brasil, 2007 de Jorge Furtado)
Os moradores de uma pequena vila na Serra Gaúcha, querem que a cidade tenha um tratamento de esgoto decente. Eles organizam uma comissão para pedir junto a subprefeitura, que informa a eles que não tem dinheiro para a obra. Mas, o município dispõe de uma verba de quase R$ 10.000 para a produção de um filme. Esse dinheiro foi dado pelo Governo Federal e se não for usado pode ser devolvido em breve. Os habitantes do lugar, decidem usar essa quantia para realizar a obra e rodar um filme da realização. Então eles se reúnem para elaborar um filme barato, que conta a história de um monstro que vive nas obras de construção de uma fossa.
Produção: trabalho e simpatia
Ajuda a produção!! A produção sofre!! Essas são as frases mais ditas pelos produtores e não é para menos a produção trabalha demais. Porém, é uma das área mais prazerosa de se trabalhar no cinema. Para ser um bom produtor, alguns requisitos não podem faltar como iniciativa, criatividade, sagacidade, habilidade e organização. O famoso “jogo de cintura” tem que fazer parte da rotina desse profissional, porque é ele que vai lidar com negociações, dinheiro, pessoas e egos. Então não se esqueça de ser: simpático e bem-humorado essas qualidades ajudam a contornar inúmeros imprevisto na vida e na sétima arte.
Por Marcela Servano