Professores do InC na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes
A Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos maiores eventos cinematográficos do país, chega a sua 23ª edição no próximo ano, entre os dias 24 de janeiro e 01 de fevereiro, e recebe dois professores do Instituto de Cinema em sua programação.
Exibindo mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, a mostra pretende estimular a inovação e a produção de conteúdos audiovisuais, promover a difusão da cultura brasileira, e ampliar o acesso do público aos bens culturais. O evento ainda presta homenagens a personalidades do audiovisual - como Antônio e Camila Pitanga -, promove oficinas, seminário, debates, e atende um público estimado em mais de 35 mil pessoas.
Dentre a programação do festival está a Mostra Aurora - seção dedicada a diretores com até três longas-metragens no currículo. Destaque do evento de 2020, exibirá oito títulos de cinco estados brasileiros. Em comum todos lidam com a realidade brasileira e dialogam com o tema da edição: “A imaginação como potência”.
Entre os selecionados estão dois filmes dirigidos por professores do InC: “Pão e Gente”, uma adaptação do texto “A Padaria”, de Bertolt Brecht, que faz uma parábola sobre o pão de cada dia, de Renan Rovida, ator diretor e roteirista de cinema e teatro; e “Ontem Havia Coisas Estranhas No Céu”, ficção sobre uma família que vive crises cotidianas até que, certo dia, a mãe é abduzida, porém a vida segue como se nada tivesse acontecido, assinado por Bruno Risas, diretor, diretor de fotografia e colorista.
Além desses serão exibidos “Cabeça de Nêgo” (CE), de Déo Cardoso; “Cadê Edson?” (DF), de Dácia Ibiapina; “Mascarados” (GO), de Marcela Borela e Henrique Borela; “Canto dos Ossos” (CE), de Jorge Polo e Petrus de Bairros; “Natureza Morta” (MG), de Clarissa Ramalho; e “Sequizágua” (MG), de Maurício Rezende.
Toda a programação da Mostra de Cinema de Tiradentes é oferecida gratuitamente e você pode conferi-la no site: http://mostratiradentes.com.br/
Por Isabella Thebas