Instituto de Cinema de SP

Profissionais do cinema: Figurinista

Já parou pra pensar em como algumas roupas te remetem instantaneamente à algum personagem, época ou lugar? Desde a armadura do Darth Vader, até os luxuosos vestidos usados por Audrey Hepburn, as capas e cachecóis dos estudantes de Hogwarts, e o traje de época de Anna Karenina e Maria Antonieta. Tudo isso é resultado do trabalho de mais um dos profissionais do cinema, o figurinista.


Como o próprio nome diz, o figurinista é aquele responsável pelo figurino de uma produção artística, seja ela um filme, série ou peça de teatro. Pensando nos exemplos acima, é fácil perceber a enorme responsabilidade desse profissional, que elabora trajes e acessórios de acordo com aspectos do roteiro, passando por um processo de criação que leva em conta tanto características da obra, como dos personagens, até mesmo suas exigências psicológicas e simbólicas. 


É uma profissão que exige muita pesquisa, e o profissional deve estar sempre antenado nas novidades. Por isso, uma das habilidades essenciais é o conhecimento em Arte, História e Moda, especialmente História da Moda e da Indumentária. Além disso, o figurinista deve ter um amplo conhecimento de cor, textura, volume, contexto e ambiente, pois além de ajudar a definir o personagem e sua personalidade, outra função do figurino é estabelecer o tema e o clima da produção, e cada detalhe pode ser decisivo e necessário para causar o impacto pretendido pelo roteiro e direção.


É importante destacar que os figurinos para cada tipo de obra são diferentes, e é o figurinista quem deve desenvolvê-los de acordo com suas peculiaridades. Por exemplo, em uma peça de teatro os figurinos devem ser práticos, possibilitando a troca rápida entre cenas, enquanto no cinema isso não é necessário, e podem ser mais elaborados. Já em produções para a televisão, como programas, séries, novelas e propagandas, é comum os figurinistas disporem de um verdadeiro guarda-roupa à sua disposição.


O processo de produção do figurino é tão detalhado que, uma vez prontas, as peças do projeto passam por testes de luz e som, além da apreciação do diretor de arte, que é quem irá decidir se o aceita ou não. Após essa etapa, é feito um orçamento e então se inicia a oficina de confecção, coordenada pelo próprio figurinista.


Internacionalmente, trata-se de uma profissão bastante valorizada, sendo inclusive uma das categorias da maior premiação do cinema americano, o Oscar. No Brasil, apesar de ainda não ser tão reconhecido quanto merece, são diversas as áreas e possibilidades de atuação desse profissional no nosso mercado, como produções cinematográficas nacionais, novelas, séries, programas de televisão e também no mercado publicitário. 


De acordo com duas instituições da indústria cinematográfica e audiovisual, a Sindcine e a FIGA (Figurinistas Associados de São Paulo), o valor semanal de um cargo de figurinista gira em torno de R$ 2.444,45, e R$3.575,00. E a formação mais comum desse profissional é em Moda.


Curiosidades:


- A categoria de Melhor Figurino foi introduzida no Oscar apenas no ano de 1948, ou seja, 19 anos depois do início da entrega dos prêmios


- Inicialmente, o Oscar de melhor figurino era, na verdade, dividido em duas categorias, uma para filmes em preto e branco, e outra para filmes coloridos


- Muitas peças acabam sendo leiloadas após as filmagens, como o vestido usado por Audrey Hepburn em My Fair Lady, que no ano de 2011 foi leiloado por 3,7 milhões de dólares.


- Parcerias com grandes nomes do mundo da moda e marcas mundialmente conhecidas já aconteceram em produções hollywoodianas, a exemplo do filme O Grande Gatsby, que teve diversas peças dentre acessórios e vestidos feitos por Miuccia Prada.


- O trabalho dos figurinistas também é referência no mundo da moda, e um grande exemplo disso é a personagem Vivi Guedes (Paolla Oliveira) na novela A Dona do Pedaço. O sucesso foi tanto que foi criado o perfil @estiloviviguedes no instagram - hoje a conta é administrada pela Globo e teve seu usuário alterado para @pravcarrasar


Se interessa pela área e quer aprender mais? Conheça os cursos de figurino do Instituto de Cinema!


A próxima turma do curso Desnudando o Figurino terá início em 26 de maio, não deixe de se matricular! O curso conta com 4 encontros ministrados pela figurinista Giovanna Moretto, que além de falar sobre a arte e concepção do figurino, irá também dividir preciosas dicas que acumulou ao longo de sua carreira no cinema e na publicidade e que podem fazer a diferença na sua vida profissional.


Acesse o link do curso aqui!


 


Por Ana Clara P.S.M.O.

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp