Instituto de Cinema de SP

Profissionais do cinema: Roteirista

O roteirista é o profissional responsável por criar ou adaptar uma história para o audiovisual. Seu trabalho depende muito do projeto em que está envolvido, sendo que este pode ser um filme de ficção, documentário, uma série, um curta, dentre outros. Para cada um desses casos, o procedimento e as técnicas variam, por exemplo, em um filme é comum haver apenas um ou dois roteiristas, enquanto nas séries este processo é coletivo e envolve muitas outras pessoas.


Para entender mais sobre as funções desse profissional, é preciso conhecer também seu instrumento de trabalho. O roteiro é o documento utilizado para apresentar a história às pessoas, é o lugar no qual todos as ambientações e demais elementos, a exemplo dos personagens são criados e descritos, assim como - e especialmente - suas ações. Em suma, é a forma escrita de uma obra audiovisual. 


Como o próprio nome diz, o roteiro é um guia, uma diretriz sobre o que deve ser filmado e, portanto, é utilizado por todas as outras áreas envolvidas na produção de um filme, como direção, iluminação e figurino. E o responsável por pensar em todos esses elementos, como a construção dos personagens, diálogos, estilo e ritmo é o roteirista.


Sua função é essencialmente criativa, mas para além disso, como qualquer outra profissão, também exige muita técnica. Para ser um roteirista é preciso dominar a arte da escrita, conhecer estruturas narrativas, bem como formatação do próprio documento no padrão exigido pelo mercado, além de ter muito repertório. É dominando essas técnicas básicas que o roteirista pode desafiá-las e aplicar a criatividade também na parte técnica, inovando nas estruturas e trazendo novos padrões ao universo audiovisual.


Um ponto que merece destaque é o caso das séries. Por se tratar de uma produção extremamente longa, com arcos que envolvem temporadas e cada um dos episódios, existe a sala de roteiristas, na qual os roteiristas discutem as ideias mais variadas para escrever e reescrever o projeto e os trabalhos são eventualmente divididos, por exemplo por episódio. Também foi a partir dessa necessidade particular do produto seriado que a figura do showrunner se popularizou para além dos Estados Unidos. Esse profissional é responsável por manter a unidade da série como um todo, verificando a coerência entre o roteiro dos episódios, por exemplo.


Conforme mencionado anteriormente, são diversas as áreas e tipos de projeto nos quais este profissional pode atuar, podendo atuar tanto como freelancer em alguns projetos, ou até mesmo contratado por alguma produtora. Em termos de salário, a ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas) costuma disponibilizar uma tabela de referência a respeito dos valores correspondentes a cada trabalho que pode ser realizado por um roteirista, variando desde o argumento de um filme, ao script doctoring (uma espécie de consultoria para roteiro) ou o roteiro completo. Os valores também variam de acordo com o tipo de projeto, caso seja uma série, um filme, ou um programa para televisão, por exemplo. A título de ilustração, podemos mencionar que o valor de referência para a elaboração de um roteiro de dramaturgia é R$18.000,00, e para a elaboração da bíblia de uma série para tv fechada seria em torno de R$60.000,00. 


Para ingressar na carreira de roteirista é bastante comum começar como assiste em salas de roteiro, e para isso é sempre interessante ter contatos profissionais na área, o que pode ser adquirido através da participação em cursos, eventos e concursos com seus próprios roteiros. Inclusive, há diversos concursos voltados especificamente para quem é iniciante.


Se interessou pela área e quer aprender mais? Não perca os cursos de roteiro do Instituto de Cinema! 


Sala de Roteiro - Online (AO VIVO), com início marcado para o dia 06/11!


Storytelling to Market - Online (AO VIVO), com início marcado para o dia 09/11!


Roteiro Profissional - Online (AO VIVO), com início marcado para o dia 09/11!


Introdução à Roteiro Audiovisual - Online (AO VIVO), com início marcado para o dia 10/11!


Como Vender seu Roteiro - Online (AO VIVO), com início marcado para o dia 11/11!


Roteiro para Animação - Online (AO VIVO), com início marcado para o dia 17/11!


Showrunner - Online (AO VIVO), com início marcado para o dia 23/11!


Roteiro para Cinema - Online (AO VIVO), com início marcado para o dia 25/11!


Esquetes Humorísticas - Online (AO VIVO), com início marcado para o dia 01/12!


 


Por Ana Clara P.S.M.O.

voltar