Programa de Incentivos às Filmagens na Cidade de São Paulo é anunciado na 43ª Mostra Internacional de Cinema
Na última sexta-feira (18), dia em que A Vida Invisível foi exibido no Theatro Municipal, o prefeito Bruno Covas anunciou o Programa de Incentivos às Filmagens da Cidade de São Paulo. Essa é a primeira política de incentivo a filmagens internacionais realizadas no Brasil.
Tal forma de financiamento é uma realidade no mundo todo, e tem como característica uma ferramenta de atração para o turismo, investimento e geração de empregos no audiovisual. Hoje, aproximadamente 99 localidades - cidades, estados e países, têm esse tipo de incentivo a filmagens em seus programas.
O programa anunciado pelo prefeito de São Paulo visa financiar produções estrangeiras como longas, séries, TV, peças publicitárias, animações, documentários, e outras. O Decreto que estabelece suas especificações será divulgado no início de dezembro.
Laís Bodanzky se pronunciou sobre a novidade no I Fórum Nacional Lideranças Femininas do Audiovisual: "Trata-se de uma forma de incentivo usada no mundo inteiro que consiste no reembolso de parte do valor gasto em produção na cidade de São Paulo, mediante comprovação do mesmo e sujeito a critérios de avaliação – presença de raça e gênero ganha pontos, por exemplo. Estamos falando de cerca de 20% de reembolso".
Com a aprovação do prefeito, que disse “Apostar no audiovisual é apostar na geração de emprego e renda. É apostar em uma das vocações da cidade de São Paulo que é a economia criativa”, o projeto será de fato escrito, e tem como principal objetivo dar maior visibilidade e valor para a cidade de São Paulo, e assim, contribuir para o turismo e geração de empregos. O programa é destinado a atrair tais produções onde a cidade de São Paulo é usada como cenário.
Por Mariana R. Marques