Roteiro: porta de entrada para uma produção - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Roteiro: porta de entrada para uma produção

As histórias contadas pelas telas de cinema quase sempre mexem conosco e nos fazem sentir diferentes emoções: raiva, alegria, medo, confusão; seja qual for, temos essa conexão com as narrativas graças a uma das peças mais fundamentais do cinema: o roteiro. Ele é a porta de entrada para um novo universo e o que nos permite dar início a uma nova obra. 


Apesar de toda a face lúdica que podemos enxergar num roteiro, é preciso reconhecê-lo também como instrumento técnico para dar vida a uma obra. Escrever um filme pode até parecer fácil quando a gente começa a viajar nas ideias, no entanto, para organizar a mente e criar uma história, é preciso trabalhar muito. 


Ele é, no geral, dividido em 3 atos, que dão sentido às partes importantes da história. Isso é muito baseado no que diz Syd Field, aclamado roteirista norte-americano e responsável pela escrita de um dos principais livros quando se fala no assunto, o Manual do Roteiro. Só o peso da palavra “manual” já nos indica quão importante é, né!?


Bem, é claro que pode-se trabalhar uma história dentro do roteiro de diversas formas, mas na premissa, ainda que se tenha um tempo linear ou não para seu enredo (por exemplo), o começo, meio e fim estão lá; os 3 atos são isso e funcionam mais ou menos assim: Ato 1: Apresentação, Ato 2: Confrontação e Ato 3: Resolução. 


E lembrando, nas palavras do próprio Syd Field, o pai do roteiro: “O paradigma é uma forma, não fórmula; é o que mantém a história coesa. A espinha dorsal, o esqueleto e a história é que determinam a estrutura; a estrutura não determina a história”.


É pelo roteiro que se tem o caminho para toda a produção, tornando possível as criações que vêm dos departamentos de fotografia, arte e inclusive direção, mesmo que essa seja a função de maior destaque dentro do universo cinematográfico. Daí a importância do roteiro e de sua construção. 


Estamos preparando para vocês um guia completo e definitivo de criações de roteiro, então fique ligado no nosso blog pra não perder as novidades!!! 


Por Mariana R. Marques

voltar