Sócrates, longa nacional premiado no Spirit Awards, entra para circuito comercial brasileiro - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Sócrates, longa nacional premiado no Spirit Awards, entra para circuito comercial brasileiro

Mais um sucesso do cinema brasileiro chega ao nosso circuito comercial. Sócrates é o primeiro longa-metragem de Alexandre Moratto na direção e conta com Fernando Meirelles na produção executiva. 


Sendo um dos maiores destaques de nosso cinema neste ano, o filme foi reconhecido por importantes premiações e festivais, como o Spirits Awards, Oscar do cinema independente. Foi a única produção brasileira a chegar até o prêmio, que premiou Melhor Ator e Melhor Diretor para a obra. 


E por falar em ator, temos aqui mais um destaque: Christian Malheiros, que em seu primeiro trabalho no cinema surpreende na atuação como protagonista. Sócrates é um menino negro de 15 anos, morador da periferia de Santos, que após a morte de sua mãe tem de lidar com um sistema burocrático, o desemprego e preconceito de seu pai, que não o aceita como gay. 


Christian está também em Sintonia, um dos novos sucessos nacionais da Netflix, no papel de Nando. Em entrevista ao O Globo, ao ser questionado sobre as cenas de beijo gay, responde: "Fazer beijo gay num filme não é nada. Beijo é beijo, a gente faz na vida real por prazer. Foi muito mais difícil fazer a cena em que Sócrates come restos de comida no lixo, porque eu já passei fome". 


Sócrates apresenta a dura realidade de um menino que se vê sozinho no mundo e precisa lutar contra tudo para sobreviver, dentro de um cenário que o faz sentir cada vez mais abandonado. O longa foi um dos pré-selecionados a representar o Brasil no Oscar e vem sendo elogiado pela crítica, seja nacional ou internacional. 


Uma curiosidade muito feliz é que Sócrates foi produzido pelo Instituto Querô (um dos parceiros aqui do InC <3) por meio das Oficinas Querô, onde jovens de 16 a 20 anos tem contato com o audiovisual e o usam como ferramenta de impacto positivo em suas vidas. 


Com distribuição da O2 Play, Sócrates se encontra em diversas salas dos cinemas nacionais. Não perca a chance de prestigiar mais uma produção brasileira incrível!


Por Mariana R. Marques

voltar