Você já conhece o curso de Showrunner oferecido pelo Instituto de Cinema? - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Você já conhece o curso de Showrunner oferecido pelo Instituto de Cinema?

As séries de TV ganham cada vez mais força e atenção do público. A cada ano, clássicos chegam ao fim e novas produções entram em catálogos de emissoras e serviços de streaming. O que se torna popular na mesma intensidade é a figura do Showrunner, pessoa responsável por fazer a série acontecer, é o “responsável por tudo”. 


O termo é principalmente utilizado em produções norte-americanas, mas é basicamente quem coordena toda a cadeia produtiva, geralmente cuidando da série desde a criação até as fases de produção. Diante dessa grande indústria, muitas vezes pode parecer confuso ou inalcançável ter uma série sua dentro de uma programação oficial. 


O Instituto de Cinema conta com um grande diferencial dentro do mercado, o Curso de Série de TV (ShowRunner) - Criação, Roteiro e Produção; que tem como objetivo fornecer os conhecimentos necessários para todos àqueles que desejam produzir seriados de TV. Com ele é possível entender todas as etapas relacionadas à produção de uma série, até o momento de apresentá-la e vendê-la. Legal, né!?


Para trazer algo real até nosso conteúdo, conversamos com um aluno já formado no curso de Showrunner, para descobrir de pertinho o andamento de tudo o que o envolve. Marcus Ernesto Marchi Netto nos contou que foi em 2017, ao assistir Friends, que descobriu o poder das séries, passando a pesquisar e analisar roteiros, buscando se especializar nos anos seguintes: “Fui me aprofundando mais em roteiros até que fiz esse excelente curso de Showrunner. Foi depois desse curso que eu decidi que quero trabalhar com roteiros para o audiovisual no futuro”.


Questionado sobre o curso como contribuinte para suas ambições, Marcus diz que o estudo o ajudou muito, “o curso deu uma visão geral de como funciona esse disputado mercado. Tenho que admitir que eu fiquei um pouco assustado no início, pois eu não imaginava que esse mercado era tão complexo, mas saber como realmente funciona já me coloca na frente de muitos, o que é ótimo.”


Marcus acredita ainda que o curso é único, por possibilitar a apresentação de uma ideia logo na primeira aula, tendo a chance de trabalhar em cima disso no decorrer dos encontros e apresentar um pithcing ao fim. “Os alunos realizavam os Pitchings e recebiam os feedbacks de uma banca formada por três especialistas incríveis. Deu para sentir como que acontece na indústria. Eles nos davam dicas e nos falavam os pontos fortes e pontos fracos de nossos Pitchings, então já saímos de lá preparados para conquistar produtoras e emissoras”. 


Viu só que incrível? Se você é apaixonado por séries de TV e tem vontade de ver uma criação própria fazendo sucesso além do papel, conte com o Instituto de Cinema para aprender etapas importantes de todo esse processo. As próximas turmas estão chegando, consulte mais em nosso site.


Por Mariana R. Marques

voltar