Instituto de Cinema de SP

Marvin Franco

Foto do Mestre Marvin Franco

Descrição

Ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no segundo semestre do ano de 1994, e já no segundo período, começou a estagiar em um pequeno escritório de arquitetura voltado para a área de computação gráfica em AutoCAD e 3DS Max.

Posteriormente, já em outro escritório maior, foi responsável pelo design de todo o material gráfico e alçado ao título de gerente de cursos de CAD, tendo foco na criação de uma apostila básica que posteriormente foi lançada em Livro pela empresa. Alguns anos depois, já mais experiente em computação gráfica, começou a fazer parcerias de trabalhos em projetos de arquitetura e apresentações em 3D.

Em decorrência deste conhecimento "digital", em 2001, passou a se encaminhar para a cenografia de eventos e stands, prestando serviços para cenógrafos e empresas. Em 2005, começou a trabalhar na Rede Globo como "oficineiro" de Cenografia. O cenógrafo era o Raul Travassos, e logo em seguida emendando com a novela Belíssima, com a cenografia de May Martins.

Foram diversos programas, entre novelas, séries, minisséries, programas de variedades, especiais e etc. Trabalhou com quase todos os cenógrafos e diversos diretores. Sempre em busca de novos desafios criativos, nunca fazendo “mais do mesmo”. Após oito anos de empresa, em 2012, resolveu pedir o desligamento da empresa, e se lançar no mercado audiovisual, a fim de buscar novos e desafiadores objetivos na área da cenografia e direção de arte. Foram mais de 20 novelas, 2 minisséries e diversos programas de variedades, girando em torno de 32 programas até aquela data.

No dia 2 de outubro, começou a pré-produção do longa-metragem "Pixinguinha", e posteriormente um comercial da "Nike", dando início, assim, à sua trajetória como cenógrafo titular em diversas produções audiovisuais e artísticas. Nesses anos como autônomo, foram 4 longas-metragens assinando com o cenógrafo titular, 10 comerciais, além de grandes shows, eventos e produções culturais. Assinou projetos em outras emissoras e canais por assinatura, mas sempre mantendo o vínculo com a Globo.

Voltou como prestador de serviço em produtos como "Tá no Ar - 1ª temporada" e na novela "Eta Mundo Bom". Além de atuar como cenógrafo assistente “freelancer” em diversos produtos, ajudando na conceituação e visualização em 3D, ou criando e detalhando projetos específicos, a pedido dos cenógrafos que conhecem meu trabalho.

Em Janeiro de 2018, retornou à empresa como funcionário, no cargo de Cenógrafo Assistente III, para a equipe da novela "Verão 90", de direção de Jorge Fernando. E agora, faz parte do time da cenografia de Malhação – Transformação, mas sempre mantendo vínculos com outros profissionais do mercado de trabalho. E simultaneamente, está assinando como cenógrafo as próximas temporadas do programa do canal Gloob, Detetives do Prédio Azul, com direção de arte de Nathalia Siqueira.

Disciplinas que leciona

  • Direção de Arte
Voltar