Instituto de Cinema de SP

Thais de Almeida Prado

Foto do Mestre Thais de Almeida Prado

Descrição

Thais de Almeida Prado, cineasta, atriz e artista transdisciplinar, desenvolve um trabalho nas fronteiras entre as artes visuais, o cinema, o teatro, a dança, a música e a literatura. Recentemente realizou uma residência artística na Saline Royale d’Arc et Senans, na França, onde desenvolveu a instalação Aller/Retour. Passou um período na Alemanha onde colaborou com a artista sul-coreana November Wong, com a artista norte-americana Rachel Alliston, com o artista espanhol Lee Cofa, além de ter trabalhado com Bianca Mendonça e Katharine Geyer na criação do espetáculo Co2 e outras Toxinas. No Brasil, em 2019 dirigiu e montou o longa-metragem "Nowhere"; em 2014 criou a videoinstalação “Icamiaba-Beatnik” junto com Lucas Bambozzi. Co-dirigiu o filme Sobre o Assistir – um filme testemunho em minissérie”, um olhar poético ao trabalho artístico desenvolvido por Dedé Pacheco. Dirigiu o filme “Exercice du Regarde”, e os vídeos-dança “Passagens” (integrante da Mostra Dança em Foco) e “Sohl Canal”. Em 2010 foi colaboradora do projeto “Viva Pagu”, videoinstalação de Ruda K. Andrade em homenagem aos 100 anos de Patrícia Galvão. Colaborou nas performances audiovisuais “IntranspoRníveis” (mostra Cineme-se e Festival Live Cinema em 2010); “Pixo Pixel” (Sesc Pompéia, MIS 2011 e Live Cinema 2010) e “Ciclopoliclop” (Sesc Campinas e Mostra Instante 2011). Em 2012, co-dirigiu o curta-metragem os barcos, contemplado com o prêmio do 16° Festival Cultura Inglesa. No mesmo ano, com a Cia Auto-Retrato, foi contemplada com o edital de FOMENTO ao teatro, com o projeto “Origem/Destino” - espetáculo de intervenção urbana.

Em 2007, no 16º Festival Videobrasil, criou a performance "A Adormecida que...", para a exposição Tulse Luper Suitcases, do cineasta britânico Peter Greenaway – solo resultou em um livro-performance.

Fez parte do Coletivo Corrosivo, com os quais desenvolveu os projetos "Caminhos do Sal"; "Corrosivo no Hangar"; “Olhares entre Caldeiras”.

Disciplinas que leciona

  • Atuação
Voltar