Cinema Total em Casa - Online AO VIVO:
Segunda à Sexta

Sinopse:
Datas e calendário:
- Próximas turmas: 22/02/2021
- Dias da semana e horário: Seg a Sex, das 19:00 às 22:00 horas.
- Duração: 2 meses e meio
- Carga horária: 150h
OBJETIVO:
Oferecer a você um panorama da linguagem cinematográfica e do mercado audiovisual brasileiro, passando por todas as áreas do cinema, pelas etapas de elaboração de um filme e pelas áreas e carreiras disponíveis no mercado nas quais você pode aprofundar seus conhecimentos e experiências. Neste curso você desenvolve um roteiro, participa de diferentes exercícios práticos realizados na sua própria casa e estrutura todas as etapas da pré-produção de um curta-metragem, tais como: pesquisa, orçamento, cronograma, casting, propostas estéticas das áreas, decupagem, entre outros. Além da pré-produção, nas aulas de edição você também tem a oportunidade de montar um curta-metragem com o material bruto fornecido pelo Instituto de Cinema.
DIFERENCIAIS DO CURSO:
• Curso com 150 horas de cinema online com o essencial para fazer um filme, começar sua carreira ou montar a sua própria produtora.
• Exercícios práticos especialmente desenvolvidos para serem realizados em sua própria casa.
• Desenvolvimento completo de um projeto de curta-metragem em grupo.
• Mais de 10 professores por turma. Profissionais do mercado, premiados e formados no Brasil e no exterior.
• Aulas planejadas, com apresentações digitais em todas as aulas e material de apoio exclusivo.
• Orientação a ex-alunos no planejamento da carreira, na montagem de suas produtoras e na realização de seus filmes.
• Parcerias com grandes locadoras de equipamento com descontos especiais para alunos e ex-alunos do InC.
• Estude na maior e mais engajada escola de cinema da cidade.
Em nossa plataforma online o professor utilizará lousa virtual, apresentação digital, poderá apresentar vídeos e arquivos, e você poderá interagir pela câmera e microfone ou pelo chat privado e coletivo, além do poder compartilhar sua tela e muitos outros recursos.
No Google Classroom, o Instituto irá disponibilizar os arquivos digitais referentes a cada disciplina. Além disso, desde sua matrícula até o fim do curso, você estará em contato com nossa Equipe Educacional por e-mail, telefone e whatsapp diariamente das 8:00 às 22 horas, lembrando você do horário das aulas, marcando reposições de suas faltas, respondendo dúvidas e muito mais!
PROGRAMAS:
Roteiro: contando histórias no cinema
Cinema, uma história contada a partir de imagens, sons, diálogos e descrições: Gêneros Narrativos, Elementos da narrativa, Roteiro Cinematográfico e Linguagem Visual
Personagem e Conflito: Ação, Objetivo, Obstáculo, Níveis de Conflito, Protagonista, Antagonista
Estrutura dos Três Atos + Formatação 1: Poética de Aristóteles, 3 Atos de Syd Field, A jornada do Herói, Forma do Roteiro Cinema, Softwares Formatação
Formatação 2 + Diálogo: Roteiro de Série – Comédia e Drama, Correção dos Roteiros entregues, Aprofundamento Formato, Texto e Subtexto, Exposição, Show X Tell
Cultura de Roteiro: Mercado Brasileiro e Internacional, Grandes Roteiristas, Grandes Teóricos, Estilos e Tramas, Sociologia e Psicologia (Jung e Bourdieu)
Ao longo do curso serão produzidos e revisados vários exercícios e 2 roteiros completos de curtas-metragens

Eduardo Melo

Lucas Zacarias

Victor Fisch

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Pedro Jorge

Pedro Riera
Produção: Produzindo e montando sua própria produtora
Cinema e política: A Divisão do Trabalho no Cinema
Arte e Logística I: Processos básicos da Pré-produção e funções + “CASES”
Arte e Logística II: Processos avançados da Pré-produção, processos da produção + “CASES”
A espinha dorsal do set: Quebra + Cronograma
Over the rainbow: Pós-produção, Como distribuir seu filme, Como se inscrever em festivais
Produção Executiva I: Orçamento e Business Plan
Produção Executiva II: Captação de recursos, Leis de incentivo e Editais estaduais e federais
Tudo que você precisa saber para montar sua produtora.

Tatiana Bornato

Steven Phil
Fotografia e Iluminação
Fotografia para Cinema: A imagem, a luz e a tecnologia.
Luz para Cinema: O que é luz, fotografia e cinematografia física e sensível.
Back to the key: Iluminação
Por trás das câmeras: Conceitos técnicos básicos + histórico + possibilidades atuais.
A câmera: Funcionamento da câmera + conceitos avançados + demonstração das câmeras.
Técnica e Arte I: Decupagem, enquadramentos.
Técnica e Arte II: Decupagem de movimentos e ângulos.
Técnica e arte III: Decupagem avançada + Lentes.

Koji
Som e Edição: Uma abordagem prática
Cultura de edição: O que é edição e montagem, Referências fílmicas, Relação Editor-Diretor, Ferramentas, Etapas Processo Edição, Roteiro, Corte e Decupagem, Tecnologias.
Som para Cinema: Características físicas do som, Captação/Com Direto, Tipos de microfones, Acessórios para Captação para Cinema, Equipe.
Montagem 1: Conceitos de montagem, Demonstração software, Exemplos práticos montagem + Workshop
Workshop: Edição em duplas ou trios de material bruto para produção de um curta-metragem
Edição Áudio: Demonstração software, Efeitos, Equalização, Sincronização, Trilha, Mixagem + Workshop
Montagem 2 e Finalização: Colorização, Key frames, Exportação e Plug ins + Workshop.

José Carlos Maron

Fábio Naito
Direção: o olhar central da narrativa
O Contador de Histórias: História da Direção, Relações de trabalho: equipe criativa e de produção, Funções, Características Comuns a Grandes Diretores.
Reconhecendo Histórias: Análise e interpretação de Roteiros a partir de técnicas de CloseReading e Storytelling.
Contando a Sua História: Construção da linguagem, Relação Arte/Significado/Cinematografia, Estilos/Gêneros, Processos Criativos.
Direção de Atores 1: História da Atuação, Objetivo, Conflito, Fluxo Orgânico + Workshop 1.
Direção de Atores 2: Antecedentes, Circunstância, Relação, Texto e Subtexto + Workshop2.
Workshop de Direção Completo.

Ricardo Peres

Bruno Cucio

Vinícius Toro
Direção de Arte: Elementos cênicos contando histórias
Elementos cênicos contando histórias.
O que é direção de arte? Equipe: cenografia, figurinista, maquiagem, FX, papel do diretor de arte, relação com o diretor e pré-requisitos (Capital Cultural, Austeridade, Semiótica).
Montando um Projeto de Arte: Importância do Projeto de Arte, Referências, Como fazer um projeto de arte + Workshop.

Ricardo Peres
Cultura Fílmica: Uma imersão na cinefilia
Reinvenção do Cinema: Cinema Americano
Cinema e Revolução: Cinema Francês e Italiano
Poesia e Experimentalismo: Cinema Russo, Alemão e Bergman
Orientalismo: China, Japão e Irã
Identidade e Luta: America latina e Brasil.

Rene Guedes

Ricardo Peres

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Marcus Repa
Investimento:
À vista R$ 2.100,00 ou 4x de 525,00Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3891-0633.