Instituto de Cinema de SP

Cinema Total em Casa - Online AO VIVO:
Segunda à Sexta

  • cinema total
  • online
  • todos

Sinopse:

Com pouco mais de 2 meses de duração, aulas de segunda a sexta, o Cinema Total em Casa é um curso totalmente Online AO VIVO para quem quer vivenciar uma experiência completa de imersão no audiovisual.Em 150 horas você vai cursar 8 disciplinas (Produção, Direção, Roteiro, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Captação de Áudio, Edição e Cultura Fílmica), escrever um roteiro, realizar diversos exercícios práticos na sua própria casa e participar do planejamento e pré-produção de um curta-metragem em grupo, além de realizar um processo de montagem de curta-metragem com o material bruto do InC.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 26/04/2021 | 03/05/2021 | 24/05/2021 | 07/06/2021
  • Dias da semana e horário: Seg a Sex, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 2 meses e meio
  • Carga horária: 150h

OBJETIVO:

Oferecer a você um panorama da linguagem cinematográfica e do mercado audiovisual brasileiro, passando por todas as áreas do cinema, pelas etapas de elaboração de um filme e pelas áreas e carreiras disponíveis no mercado nas quais você pode aprofundar seus conhecimentos e experiências. Neste curso você desenvolve um roteiro, participa de diferentes exercícios práticos realizados na sua própria casa e estrutura todas as etapas da pré-produção de um curta-metragem, tais como: pesquisa, orçamento, cronograma, casting, propostas estéticas das áreas, decupagem, entre outros. Além da pré-produção, nas aulas de edição você também tem a oportunidade de montar um curta-metragem com o material bruto fornecido pelo Instituto de Cinema.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

• Curso com 150 horas de cinema online com o essencial para fazer um filme, começar sua carreira ou montar a sua própria produtora.
• Exercícios práticos especialmente desenvolvidos para serem realizados em sua própria casa.
• Desenvolvimento completo de um projeto de curta-metragem em grupo.
• Mais de 10 professores por turma. Profissionais do mercado, premiados e formados no Brasil e no exterior.
• Aulas planejadas, com apresentações digitais em todas as aulas e material de apoio exclusivo.
• Orientação a ex-alunos no planejamento da carreira, na montagem de suas produtoras e na realização de seus filmes.
• Parcerias com grandes locadoras de equipamento com descontos especiais para alunos e ex-alunos do InC.
• Estude na maior e mais engajada escola de cinema da cidade.

Em nossa plataforma online o professor utilizará lousa virtual, apresentação digital, poderá apresentar vídeos e arquivos, e você poderá interagir pela câmera e microfone ou pelo chat privado e coletivo, além do poder compartilhar sua tela e muitos outros recursos.

No Google Classroom, o Instituto irá disponibilizar os arquivos digitais referentes a cada disciplina. Além disso, desde sua matrícula até o fim do curso, você estará em contato com nossa Equipe Educacional por e-mail, telefone e whatsapp diariamente das 8:00 às 22 horas, lembrando você do horário das aulas, marcando reposições de suas faltas, respondendo dúvidas e muito mais!

PROGRAMAS:

Roteiro: contando histórias no cinema

Cinema, uma história contada a partir de imagens, sons, diálogos e descrições: Gêneros Narrativos, Elementos da narrativa, Roteiro Cinematográfico e Linguagem Visual

Personagem e Conflito: Ação, Objetivo, Obstáculo, Níveis de Conflito, Protagonista, Antagonista

Estrutura dos Três Atos + Formatação 1: Poética de Aristóteles, 3 Atos de Syd Field, A jornada do Herói, Forma do Roteiro Cinema, Softwares Formatação

Formatação 2 + Diálogo: Roteiro de Série – Comédia e Drama, Correção dos Roteiros entregues, Aprofundamento Formato, Texto e Subtexto, Exposição, Show X Tell

Cultura de Roteiro: Mercado Brasileiro e Internacional, Grandes Roteiristas, Grandes Teóricos, Estilos e Tramas, Sociologia e Psicologia (Jung e Bourdieu)

Ao longo do curso serão produzidos e revisados vários exercícios e 2 roteiros completos de curtas-metragens

Vinicius Sperandio

Vinicius Sperandio

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Victor Fisch

Victor Fisch

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Pedro Jorge

Pedro Jorge

Pedro Riera

Pedro Riera

Ian Perlungieri

Ian Perlungieri

Produção: Produzindo e montando sua própria produtora

Cinema e política: A Divisão do Trabalho no Cinema

Arte e Logística I: Processos básicos da Pré-produção e funções + “CASES”

Arte e Logística II: Processos avançados da Pré-produção, processos da produção + “CASES”

A espinha dorsal do set: Quebra + Cronograma

Over the rainbow: Pós-produção, Como distribuir seu filme, Como se inscrever em festivais

Produção Executiva I: Orçamento e Business Plan

Produção Executiva II: Captação de recursos, Leis de incentivo e Editais estaduais e federais

Tudo que você precisa saber para montar sua produtora.

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Steven Phil

Steven Phil

Fotografia e Iluminação

Fotografia para Cinema: A imagem, a luz e a tecnologia.

Luz para Cinema: O que é luz, fotografia e cinematografia física e sensível.

Back to the key: Iluminação

Por trás das câmeras: Conceitos técnicos básicos + histórico + possibilidades atuais.

A câmera: Funcionamento da câmera + conceitos avançados + demonstração das câmeras.

Técnica e Arte I: Decupagem, enquadramentos.

Técnica e Arte II: Decupagem de movimentos e ângulos.

Técnica e arte III: Decupagem avançada + Lentes.

Koji

Koji

Cesar Ishikawa

Cesar Ishikawa

Som e Edição: Uma abordagem prática

Cultura de edição: O que é edição e montagem, Referências fílmicas, Relação Editor-Diretor, Ferramentas, Etapas Processo Edição, Roteiro, Corte e Decupagem, Tecnologias.

Som para Cinema: Características físicas do som, Captação/Com Direto, Tipos de microfones, Acessórios para Captação para Cinema, Equipe.

Montagem 1: Conceitos de montagem, Demonstração software, Exemplos práticos montagem + Workshop
Workshop: Edição em duplas ou trios de material bruto para produção de um curta-metragem

Edição Áudio: Demonstração software, Efeitos, Equalização, Sincronização, Trilha, Mixagem + Workshop

Montagem 2 e Finalização: Colorização, Key frames, Exportação e Plug ins + Workshop.

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Fábio Naito

Fábio Naito

Direção: o olhar central da narrativa

O Contador de Histórias: História da Direção, Relações de trabalho: equipe criativa e de produção, Funções, Características Comuns a Grandes Diretores.

Reconhecendo Histórias: Análise e interpretação de Roteiros a partir de técnicas de CloseReading e Storytelling.

Contando a Sua História: Construção da linguagem, Relação Arte/Significado/Cinematografia, Estilos/Gêneros, Processos Criativos.

Direção de Atores 1: História da Atuação, Objetivo, Conflito, Fluxo Orgânico + Workshop 1.

Direção de Atores 2: Antecedentes, Circunstância, Relação, Texto e Subtexto + Workshop2.

Workshop de Direção Completo.

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

Direção de Arte: Elementos cênicos contando histórias

Elementos cênicos contando histórias.
O que é direção de arte? Equipe: cenografia, figurinista, maquiagem, FX, papel do diretor de arte, relação com o diretor e pré-requisitos (Capital Cultural, Austeridade, Semiótica).
Montando um Projeto de Arte: Importância do Projeto de Arte, Referências, Como fazer um projeto de arte + Workshop.

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Cultura Fílmica: Uma imersão na cinefilia

Reinvenção do Cinema: Cinema Americano
Cinema e Revolução: Cinema Francês e Italiano
Poesia e Experimentalismo: Cinema Russo, Alemão e Bergman
Orientalismo: China, Japão e Irã
Identidade e Luta: America latina e Brasil.

Rene Guedes

Rene Guedes

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Marcus Repa

Marcus Repa

Investimento:

À vista R$ 2.720,00 ou 10x de 272,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3891-0633.

Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp