Direção de Fotografia:
Avançada

Sinopse:
Datas e calendário:
- Próximas turmas: 04/08/2021
- Dias da semana e horário: Qua, das 09:00 às 12:00 horas.
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 220h
OBJETIVO:
O objetivo do curso é capacitar tecnicamente o participante em toda a completude da atividade do diretor de fotografia, fornecendo formação técnica e estética de modo a permitir sua plena autonomia para realizar imagens em movimento a partir do uso dos suportes digitais.
DIFERENCIAIS DO CURSO:
• Módulo de Direção de Fotografia do curso completo FilmLAB, transmitindo assim um conteúdo exclusivo do tema e da função;
• Aulas ministradas por profissionais atuantes na área, com conhecimento aprofundado na função de Direção de Fotografia;
• Disponibilidade de uso dos equipamentos em aula;
• Localização privilegiada e de fácil acesso.
PROGRAMAS:
Módulo A – Luz, visão e representação
1. A visão humana: funcionamento, percepção e cognição. Arte e representatividade a partir dos aspectos culturais;
2. Luz e Cor: espectro visível, temperatura de cor e IRC, princípios de óptica física e geométrica, quantificação de luz (fotometria), propagação da luz, formação da imagem óptica, lentes e objetivas, tipos de lentes.

Bruno Risas

Alice Drummond

Lucas Eskinazi
Módulo B – Princípios da imagem digital em movimento
1. Acuidade visual e resolução espacial (MTF), persistência retiniana. Cadência;
2. Latitude e informação visual no digital, profundidade de byte, o sensor e sua resposta à luz, gamma, linear x logarítmico;
3. Espaço de cor.

Bruno Risas

Alice Drummond

Lucas Eskinazi
Módulo C – Câmeras e Monitoração
1. Exposicão e Fotometria: o triângulo da exposição (tempo de exposição, diafragma e sensibilidade do sensor); tipos de obturação, escolha da curva de gamma, escolha da sensibilidade, filtros e aberrações, controle de contraste;
2. O que regular em uma câmera e em um monitor – Setups;
3. Monitoração: flat e LUTs.

Bruno Risas

Alice Drummond

Lucas Eskinazi
Módulo D – Linguagem audiovisual e linguagem de câmera
1. Sequência, plano e tomada;
2. Composição visual;
3. Decupagem, storyboard;
4. Ponto de vista;
5. Profundidade de campo;
6. Movimentação e operação de câmera;
7. Tamanho de plano;
8. Direção do olhar.

Bruno Risas

Alice Drummond

Lucas Eskinazi
Módulo E – Iluminação
1. Tipos de luz e acessórios, quantificação e dimensionamento de luz no set;
2. Linguagem de luz: do roteiro à escolha dos equipamentos, preparação, pré-light, posicionamento, luz de três pontos, mapas e esquemas de luz;
3. Luz e cor: sabendo iluminar para melhores resultados na correção de cor;
4. Estúdio e locações, relacionamento com a direção de arte, trajetória da luz solar.

Bruno Risas

Alice Drummond

Lucas Eskinazi
Módulo F – Leitura e Interpretação visual de um roteiro
1. Referencial e Repertório: as escolas artísticas, a pintura, as artes visuais, as componentes da imagem, a proporções de quadro;
2. A cadeia de Produção da Imagem: da preparação à pós-produção;
3. Análise técnica do roteiro: cinematografia e direção e o relacionamento com as demais áreas;
4. Escolha do formato de captação em relação ao destino das exibições.

Bruno Risas

Alice Drummond

Lucas Eskinazi
Módulo G – Ética e Relacionamento de Equipe
1. Como se organiza uma equipe cinematográfica;
2. Equipe de Elétrica e Maquinária: segurança e conforto no set de gravação;
3. As responsabilidades do diretor de fotografia.

Bruno Risas

Alice Drummond

Lucas Eskinazi
Investimento:
À vista R$ 4.600,00 ou 8x de 575,00Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3891-0633.