FilmLAB:
Formação Avançada em Cinema

Sinopse:
Datas e calendário:
- Próximas turmas: 01/03/2021
- Dias da semana e horário: Seg, Ter, Qua, Qui, das 09:00 às 12:00 horas.
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 1080h
OBJETIVO:
Fornecer uma formação prática e profissionalizante, o curso aborda as áreas de Direção, Roteiro, Produção, Direção de Fotografia, Assistência de Direção, Direção de Arte, Captação de Áudio e Edição, com aulas práticas e professores conceituados no mercado de trabalho.
DIFERENCIAIS DO CURSO:
- Durante este curso alunos e alunas produzem 4 curtas metragens;
- Realizam diversos exercícios práticos e oficinas;
- Desenvolvem o roteiro de um longa ou a bíblia de uma série;
- Desenvolvem o projeto de um longa até o momento da captação de recurso;
- Desenvolvem do roteiro à pós-produção um curta-metragem profissional - incluindo neste processo a captação de recursos.
- Recebem uma formação focada no mercado audiovisual brasileiro, que prepara, em termos de competências técnicas, tanto para atuar em produtoras, quanto para montar e sustentar a sua própria produtora.
- Recebem uma formação teórica e estética consistente que dá subsídios à sua produção e reflexão artística autônoma.
PROGRAMAS:
PRODUÇÃO
Nessas 18 aulas, são abordadas a hierarquia de toda a equipe de cinema, funções do produtor ou produtora e elementos que compõem cada uma das etapas de produção: pré-produção, produção e pós-produção.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Com carga horária de 210 horas de aula, este curso de direção de fotografia avançado se propõe a fomentar o desenvolvimento técnico e estético de seus alunos e alunas, detendo-se nos seguintes temas: a) luz, visão e representação; b) princípios da imagem digital em movimento; c) câmeras e monitoração; d) linguagem audiovisual e linguagem de câmera; e) iluminação; f) leitura e interpretação visual de um roteiro e g) ética e relacionamento de equipe.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
DIREÇÃO
A disciplina direção se subdivide em 4 módulos, sendo que o primeiro tematiza hierarquia, logística e criação, apresentando as divisões e subdivisões dentro de um set, definindo as responsabilidades do diretor e uma gramática básica da encenação para cinema; o segundo se detém na relação entre as teorias e a prática, apresentando textos, teorias e filmes relevantes para história do cinema, visando, com eles, o amadurecimento e sofisticação do senso estético do aluno; o terceiro módulo se de debruça sobre gêneros cinematográficos e o último aborda direção de atores.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO
Nestas aulas alunos e alunas aprenderão sobre as funções do assistente de direção na pré-produção e na própria produção, no modelo de produção do cinema e publicidade. Aprenderá também a utilizar o Movie Magic, software facilitador das funções do/da AD.

Rene Guedes

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
DIREÇÃO DE ARTE
O Diretor de Arte é um profissional criativo, responsável por materializar a visão do Diretor em objetos, cenários, roupas, maquiagens e efeitos. É a partir de sua bagagem cultural, e de sua capacidade de relacionar conceitos, que o Diretor de Arte ajuda a contar a história do filme, a partir de elementos visuais concretos. Além da parte teórica, que apresenta os principais conceitos e elementos da Direção de Arte, o curso também possui fundamentação prática, focada na criação de um Projeto de Arte.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
ROTEIRO
As aulas de roteiro acontecerão ao longo de dois semestres, fornecendo ao corpo discente os subsídios teóricos necessários ao desenvolvimento do roteiro de um curta metragem e depois a opção pela escrita de um longa-metragem ou a bíblia de uma série. As aulas apresentam diferentes manuais, propõem oficinas em sala e diferentes tarefas extra-classe.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
DOCUMENTÁRIO
Através de uma abordagem teórico-prática, o curso visa provocar nos alunos a reflexão crítica sobre filmes, escolas, e práticas de gravação e produção caras à história do documentário, estimulando que os alunos encontrem sua própria voz e questionando os limites.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
ÁUDIO
Entenda e desmistifique o Som e a Captação de Áudio, que para um filme é algo fundamental. O curso apresenta com clareza as técnicas mais modernas de captação de som, com ênfase na demonstração prática com o uso de gravadores portáteis e diversos tipos de microfones.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
EDIÇÃO
Este módulo explorará as possibilidades de uso do Pacote Adobe - Premiere, After Effects, entre outros - para a produção audiovisual, seja para o cinema, publicidade, televisão, ou, youtube. Durante o curso, todos as alunas e alunos terão contato com toda a interface dos softwares e aprenderão o necessário para dominá-la: montagem, colorização, edição multicâmera, chroma-key sonorização, sincronização, codecs e formatos.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
MONTAGEM
Uma narrativa pode ser contada de diversas formas. O papel do montador é essencial na construção do filme. Por isso, este curso debruça-se 1) sobre a construção da narrativa; 2) sequências, planos, unidade de ação; 3) relações de espaço e tempo; 4) gêneros; 5) relações hierárquicas: roteiro, diretor(a) e montador(a); 6) trilha sonora.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
FILOSOFIA E COMUNICAÇÃO
É possível empregar as palavras emancipação e produção audiovisual na mesma frase sem enfraquecer o seu sentido por força de antagonismos implícitos? Fazer um filme orientado à questões ou orientado à bilheteria? A arte pode ser conciliada a interesses comerciais? Este módulo tem por objetivo estabelecer provocações e sofisticar as reflexões dos alunos e alunas acerca de suas produções, partindo de Theodor Adorno e demais teóricos críticos, tendo como mote os temas indústria cultural, emancipação gênero e lugar de fala.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
ANTROPOLOGIA E PSICANÁLISE
Baudrillard, Bourdieu, Goffman, Foucault e Lacan. Neste módulo partiremos da ideia de “simulacro”, elaborada por Jean Baudrillard para pensarmos as imbricações da sociedade de massas sobre o indivíduo. Perseguiremos essa linha com autores como Goffman, Foucault e Bourdieu e finalizaremos, já sob perspectiva psicanalítica, com textos de Lacan.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
CULTURA FÍLMICA
Um panorama da produção cinematográfica dos últimos cem anos, subdividido de acordo com países e regiões do globo, passando por mais de 300 filmes.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Direito autoral, captação de recursos e distribuição. Neste curso os alunos e alunas estudarão todas as etapas da produção executiva e desenvolverão o projeto até o momento da captação de um dos longas elaborados na aula de roteiro.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
EMPREENDEDORISMO CULTURAL
É perceptível a importância da economia criativa, que congrega empresas e profissionais que atuam na cadeia produtiva da produção cultural, para a economia de cidades complexas e cosmopolitas como São Paulo. Por isso cresce, cada vez mais, o interesse de pessoas e empresas na participação desse setor da economia. Além disso, as múltiplas oportunidades geradas pelas novas tecnologias de comunicação e o interesse crescente em novas formas de produção cultural, atraem cada vez mais pessoas interessadas em desenvolver suas habilidades culturais e, quem sabe, promover uma mudança nas suas vidas profissionais e pessoais.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO
Overview ministrado por profissionais do mercado, com foco em inserção.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
BUSINESS MODEL
Estruturar o pensamento de empreendedores do campo cultural, determinar objetivos claros para os negócios e carreiras dos alunos e organizar iniciativas claras para a obtenção dos objetivos traçados.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
PITCHINGS
PITCHINGS Você sabe vender suas ideias? Serão três aulas de treinamento para pitchings, com vista a preparar os alunos e alunas a um bom desempenho nessas oportunidades.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Vinícius Toro

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Luciana Bueno
OFICINA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Nesta oficina, os alunos desenvolverão, sob orientação docente e iniciarão a captação de recursos de seus projetos individuais de curta metragem.

Rene Guedes

José Peroza

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Luciana Bueno
Investimento:
À vista R$ 16.800,00 ou 24x de 700,00Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3891-0633.