Ângulos de câmera no Cinema
O Diretor de Fotografia é o profissional responsável por determinar os enquadramentos de um filme, ou seja, ele escolhe de que forma a cena será capturada e como aparecerá para o espectador. Assim, os enquadramentos são um dos fatores mais importantes para a construção da linguagem cinematográfica e, juntamente com a narrativa e estética utilizada, eles vão determinar como o espectador irá perceber e se relacionar com o filme.
O enquadramento depende de três elementos: o plano, a altura da câmera e a sua angulação em relação ao objeto fotografado.
Quando falamos de plano, estamos nos referindo basicamente à distância entre a câmera e a cena, levando em consideração a lente utilizada.
Os ângulos de câmera por sua vez podem ser determinados vertical e horizontalmente, sendo alguns exemplos:
Vertical:
Ângulo normal
Clássico na maioria dos filmes, a câmera situa-se na mesma altura do objeto ou dos olhos do ator ou atriz.
Ângulo alto (Plongée)
O enquadramento da imagem é feito de cima para baixo, com a câmera acima do nível do objeto filmado. Como resultado, temos a sensação de que tal objeto ou personagem é inferior em relação ao outro.
Ângulo baixo (Contra- Plongée)
Enquadramento da imagem é feito de baixo para cima, geralmente abaixo do nível dos olhos do espectador, resultando assim numa sensação de superioridade.
Plongée Absoluto (Zenital)
A câmera é colocada acima do cenário, assim podemos observar a pessoa ou objeto em um ângulo de 90º de cima para baixo.
Contra Zenital
A câmera é apontada diretamente para cima, como em uma cena de Alice no País das Maravilhas dirigido por Tim Burton.
Quanto ao Lado do Ângulo Horizontal existem quatro posições fundamentais:
Ângulo Frontal:
A câmera está em linha reta com o nariz do personagem, filmando-o de frente. Usar este ângulo permite que as feições do personagem sejam captadas mais inteiramente, possivelmente tornando a cena mais emotiva.
Lateral:
Os personagens são vistos de lado (perfil). Perde-se ao captar menos emoções dos personagens, mas possibilita enquadrar dois personagens que conversam entre si ao mesmo tempo.
De nuca ou traseiro:
A câmera se encontra em linha reta com a nuca do personagem que está sendo filmado, visto por trás.
Ângulo ¾:
Intermediário entre o frontal e lateral, em um ângulo de aproximadamente 45º com o nariz do personagem, a câmera pode ser realizada com muitas variantes, é usada geralmente para compor uma cena com diálogos
Ângulo ¼:
Intermediário entre lateral e traseiro.
Para construir uma boa narrativa, um filme contará com diversos desses planos. Cabe à equipe criativa do filme determinar quais são os melhores enquadramentos, planos, lados e alturas de ângulos para retratar cada cena da melhor maneira possível.
Para entender mais sobre a fotografia no Cinema, suas técnicas e estéticas, conheça o nossos próximos cursos de Fotografia!
A Direção de Fotografia de Lula Carvalho - Online (AO VIVO)
Neste curso, você terá a oportunidade de analisar a construção fotográfica de diferentes obras com Lula Carvalho, cinegrafista com carreira nacional e internacional, responsável por filmes e séries como “Tropa de Elite”, “Robocop” e “Narcos”.
Em 3 encontros virtuais, você entenderá a concepção de quadros e desenhos de luz em obras de diferentes linguagens, assim como conhecer o mercado da tecnologia audiovisual e as relações profissionais em um set.
Nas aulas serão analisados os filmes O Lobo Atrás da Porta; Auto de Resistência; Fabricando Tom Zé; O início, o fim e o meio e ainda a 1ª Temporada da série Narcos.
A próxima turma terá início no dia 14 de julho, com três encontros de 3 horas cada. Acesse esse link para saber mais e fazer a sua matrícula!
Fotografia para Cinema - Online (AO VIVO)
Neste curso você irá aprender todas as importantes técnicas e conceitos da fotografia para cinema, tornando-se capaz de utilizar tais recursos na criação, desenvolvimento e realização de seus projetos cinematográficos.
Curso de 8 encontros virtuais que busca formar profissionais de fotografia do operador de câmera ao diretor.
Acesse esse link para saber mais e fazer a sua matrícula!
Por Larissa Stubbe