Instituto de Cinema abre inscrições para o curso de férias - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Instituto de Cinema abre inscrições para o curso de férias

O curso Cinema Total de Férias oferecido pelo InC é ideal para você que tem vontade de aprender não só a história, mas também o fazer cinematográfico. A gente bem sabe que com a correria da vida pode ficar difícil fazer tudo o que queremos, né? Pois bem, com nosso curso de férias você pode utilizar esse tempinho para estudar cinema.


Acontece duas vezes ao ano, nas férias de janeiro e julho, e é bem completo. Com 100 horas de conteúdo distribuídas ao longo de 3 semanas, você vai estudar 7 matérias: roteiro, produção, direção de fotografia, direção, direção de arte, som e edição. Será desenvolvido um roteiro de curta-metragem, além do processo de pré-produção e gravação.


A próxima turma começa no dia 08/07, e vai rolar de segunda a sábado, das 9h às 16h. E olha que legal: pra quem quiser se aprofundar mais, são disponibilizadas monitorias de equipamento gratuitas, onde você aprende a desenvolver suas habilidades com câmera, luz e som. Cê vai perder essa???


Nosso objetivo é oferecer um panorama do mercado audiovisual, as fases de uma produção e quais são as áreas que a envolvem, para que assim você possa pensar em qual delas gostaria de atuar. O curso ainda te coloca em prática, com a gravação de um curta que pode sair daqui direto para festivais. Já pensou que massa? Além de nossos professores incríveis, profissionais renomados, que são formados no Brasil e no exterior.


Vamos entender um pouco mais sobre o que rola em cada matéria?


Roteiro: Contando Histórias no Cinema


A disciplina é aprofundada, tratando de grandes roteiristas e teóricos que nos servem de exemplo até hoje. Mostra como filosofia e psicologia podem aparecer dentro de um roteiro, além de estruturas especiais e formatação. A função dos personagens e como criar conflitos inteligentes e interessantes. No decorrer do curso serão produzidos roteiros e atividades  revisados pelo professor, além do roteiro completo de dois curta-metragens.


Produção: Produzindo Filmes e Montando sua Produtora


Aqui a intenção é a de formar produtores que possam atuar em qualquer produção cinematográfica, desde a criação até a distribuição do produto final, compreendendo os diversos caminhos políticos, burocráticos e logísticos.


Os tópicos dentro da disciplina caminham entre: Cinema e Política - a Divisão do Trabalho no Cinema, Arte e Logística - Processos básicos e avançados de pré-produção e produção, como se inscrever em festivais e distribuir seu filme, orçamento e plano de negócio e, por fim,  como funciona a captação de recursos, as leis de incentivo e editais de nível estadual e federal. Vai sair daqui podendo montar sua própria produtora, né!?


Direção de Cinema: O Olhar central da Narrativa


Busca apresentar as principais funções, entendimentos e habilidades de um diretor, como a análise do roteiro, o uso das linguagens visuais, direção de atores e como gerir uma equipe. Sempre explorando o lado criativo, para que se formem diretores craques artísticamente, mas que também tenham noção de como funciona a produção.


Conta a história da direção, as relações de trabalho e apresenta grandes diretores e diretoras. Faz a análise do roteiro de acordo com o olhar do diretor e suas técnicas, como CloseReading e Storytelling. A construção de linguagem e a relação entre arte e suas significações dentro de uma obra e todo o processo criativo dentro disso.


Um trabalho imprescindível do diretor é a direção de atores, e aqui no curso esse processo será bem avaliado, pensando na história da atuação e todas as técnicas trabalhadas para alcançar os melhores resultados.


Fotografia para Cinema: A imagem, a luz e a tecnologia


Serão ensinados os conceitos técnicos, de lentes, câmeras, iluminação, maquinaria e decupagem, trabalhando com o equilíbrio entre arte e técnica. Com isso são formados operadores de câmera e diretores de fotografia.


Será explorada a luz e toda sua funcionalidade na fotografia de um filme. O histórico básico do que é estar na posição de um operador de câmera/diretor de fotografia, além do ensino sobre decupagem.


Direção de Arte: Elementos cênicos contando histórias


A área responsável por materializar o que está no roteiro e na visão da parte criativa. Discussões e ensinamentos sobre o que é a Direção de Arte, qual sua importância no processo criativo de uma obra, além de montar um projeto de arte, com referências e como fazê-lo. A visualização dos profissionais que formam uma equipe de arte (cenografia, figurinista, maquiagem, fx), função do diretor de arte e sua relação com o diretor.


Som e Edição


Ambas partes importantes de uma produção, na edição será pensado o que é a montagem, referências fílmicas e qual a relação entre montador e diretor. Quais são os processos, etapas e ferramentas (softwares) utilizadas. No som será estudado seu conceito no cinema e as diversas técnicas utilizadas desde a captação/som direto, até a mixagem.


Faremos uma atividade prática em duplas ou trios para a edição de material bruto de curta-metragem, trabalhando com a edição de som, já com o intuito de demonstrar os softwares utilizados. Você aprenderá captação, mixagem e exportação do arquivo.


Fala sério, esse curso tá bom demais, não tá!? E pra melhorar, deixa eu contar uma novidade: o InC está de parceria com um hostel para tornar mais simples a vinda de quem mora longe.


Parceria com o Okupe Hostel\\ Hostelsp011


Se liga em como vai funcionar: você ganha 10% de desconto em toda diária que fechar, e para isso é só utilizar o código de desconto, que é IDCSP011, nesse link aqui: www.hostelsp011.com.br.


Pode optar também pelo pacote exclusivo feito para alunos do InC, que são 20 diárias (o total de duração do curso) por R$ 950,00 - incluso café da manhã, wi-fi, limpeza, enxoval e lavanderia. Caso você escolha o pacote, é preciso dizer que vai fazer o nosso curso de férias na hora em que fechar a reserva.


E um plus: os alunos do InC podem utilizar o espaço do hostel como locação dos curtas, gratuitamente!!!


Mas fica ligadx, porque o Okupe tá mudando de endereço. Vai deixar a Rebouças e ir para a Vila Madalena, a três quadras do metrô e do terminal de ônibus, no endereço: Rua Padre Agostinho Mendicute 85 - Perdizes. Então você que é de longe e deseja estudar com a gente, dá uma olhadinha nessa possibilidade.


Lembrando que a próxima turma tem início no mês que vem, dia 08, e que o curso acontece no Instituto de Cinema, na Rua Teodoro Sampaio, 1121 - Jardim Paulista, São Paulo. Acesse a página do Cinema Total de Férias para ver mais informações detalhadas sobre o curso, consultar valores e se matricular.


Por Mariana R. Marques

voltar