Instituto de Cinema de SP

Cinema Total | Superintensivo |:
Segunda à sexta-feira.

  • cinema

Sinopse:

Um superintensivo de 160 horas, composto por 8 matérias, monitorias práticas, exercícios e gravação de 2 curtas-metragens. Nosso objetivo é formar cineastas prontos para fazer seu próprio filme e/ou abrir sua produtora.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 15/01/2018 | 12/03/2018
  • Dias da semana e horário: Seg a Sex, das 09:00 às 12:00 horas.
  • Duração: 2 meses
  • Carga horária: 160h

OBJETIVO:

Formar cineastas prontos para fazer seu próprio filme e/ou abrir sua produtora.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Todas as etapas que compõem uma obra cinematográfica e, também, o curso de Cultura Fílmica.

PROGRAMAS:

Roteiro: contando histórias no cinema

Cinema: uma estória contada a partir de imagens, sons, diálogos e descrições: Gêneros Narrativos, Elementos da narrativa, Roteiro Cinematográfico e Linguagem Visual Personagem e Conflito: Ação, Objetivo, Obstáculo, Níveis de Conflito, Protagonista, Antagonista Estrutura dos Três Atos + Formatação 1: Poética de Aristóteles, 3 Atos de Syd Field, A jornada do Herói, Forma do Roteiro Cinema, Softwares Formatação Formatação 2 + Diálogo: Roteiro de Série – Comédia e Drama, Correção dos Roteiros entregues, Aprofundamento Formato, Texto e Subtexto, Exposição, Show X Tell Cultura de Roteiro: Mercado Brasileiro e Internacional, Grandes Roteiristas, Grandes Teóricos, Estilos e Tramas, Sociologia e Psicologia (Jung e Bourdieu) Ao longo do curso serão produzidos e revisados vários exercícios e 2 roteiros completos de curtas-metragens

Camila Tarifa

Camila Tarifa

Mariana Tesch

Mariana Tesch

Marcello Sampaio

Marcello Sampaio

Produção: produzindo e montando sua produtora

Cinema e política: A Divisão do Trabalho no Cinema Arte e Logística I: Processos básicos da Pré-produção e funções + “CASES” Arte e Logística II: Processos avançados da Pré-produção, processos da produção + “CASES” A espinha dorsal do set: Quebra + Cronograma Over the rainbow: Pós-produção, Como distribuir seu filme, Como se inscrever em festivais Produção Executiva I: Orçamento e Business Plan Produção Executiva II: Captação de recursos, Leis de incentivo e Editais estaduais e federais Tudo que você precisa saber para montar sua produtora

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Direção de cinema: o olhar central da narrativa

O Contador de Histórias: História da Direção, Relações de trabalho: equipe criativa e de produção, Funções, Características Comuns a Grandes Diretores Reconhecendo Histórias: Análise e interpretação de Roteiros a partir de técnicas de CloseReading e Storytelling Contando a Sua História: Construção da linguagem, Relação Arte/Significado/Cinematografia, Estilos/Gêneros, Processos Criativo Direção de Atores 1: História da Atuação, Objetivo, Conflito, Fluxo Orgânico + Workshop 1 Direção de Atores 2: Antecedentes, Circunstância, Relação, Texto e Subtexto + Workshop2 Workshop de Direção Completo

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Sérgio Spina

Sérgio Spina

Marcello Sampaio

Marcello Sampaio

Fotografia para cinema: a imagem, a luz e a tecnologia

Luz para Cinema: O que é luz, fotografia e cinematografia física e sensível Back to the key: Iluminação + Workshop com Kit ARRIFLEX Por trás das câmeras: Conceitos técnicos básicos + histórico + possibilidades atuais A câmera: Funcionamento da câmera + conceitos avançados + demonstração das câmeras Técnica e Arte I: Decupagem, enquadramentos + Workshop câmera Técnica e Arte II: Decupagem de movimentos e ângulos + Workshop câmera Técnica e arte III: Decupagem avançada + Lentes + Workshop câmera

Roberto

Roberto "Pena" Spinelli

Wallison Felicio

Wallison Felicio

Direção de Arte: elementos cênicos contando histórias

O que é direção de arte? Equipe:cenografia, figurinista, maquiagem, fx, papel do diretor de arte, relação com o diretor, pré-requisitos: Capital Cultural, Austeridade, Semiótica Montando um Projeto de Arte: Importância do Projeto de Arte, Referências, Como fazer um projeto de arte + Workshop

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Natalia Machiaveli

Natalia Machiaveli

Som e Edição: uma abordagem prática

Cultura de edição: O que é edição e montagem, Referências fílmicas, Relação Editor-Diretor, Ferramentas, Etapas Processo Edição, Roteiro, Corte e Decupagem, Tecnologias. Som para Cinema: Características físicas do som, Captação/Com Direto, Tipos de microfones, Acessórios para Captação para Cinema, Equipe. Montagem 1: Conceitos de montagem, Demonstração software, Exemplos práticos montagem + Workshop Workshop: Edição em duplas ou trios de material bruto para produção de um curta do Curso Completo Cinema Edição Áudio: Demonstração software, Efeitos, Equalização, Sincronização, Trilha, Mixagem + Workshop Montagem 2 e Finalização: Colorização, Key frames, Exportação e Plug ins + Workshop

Rafael Paiola

Rafael Paiola

Koji

Koji

Cultura Fílmica: uma viagem pela vida

A reinvenção do Cinema : Cinema Americano Cinema e Revolução: Cinema Francês e Italiano Poesia e Experimentalismo: Cinema Russo, Alemão e Bergman Orientalismo: China, Japão e Irã Identidade e Luta: America latina e Brasil

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Investimento:

À vista R$ 2.370,00 ou 6x de 395,00

Para informações sobre prazos diferenciados, descontos, bolsas e outras formas de pagamento, envie e-mail para matricula@institutodecinema.com.br.

Cursos do Instituto de Cinema:

  • Os 10 Mais

    Veja quais são os cursos mais procurados no Instituto.

  • Cinema

    Viva intensamente a sétima arte com nossos consagrados professores. Através de aulas práticas e teóricas, ao final do curso, você terá produzido dois curtas-metragens.

  • Televisão

    Com professores e profissionais de grandes emissoras de Televisão e Rádio, aprenda em aulas práticas e teóricas os principais conhecimentos do setor, ficando pronto para atuar no mercado de trabalho.

  • Outras Artes

    Cultura fílmica, Direito de Entretenimento, Teatro e outras mais voltadas sempre às artes.

  • E-Learning

    Para você que não tem condições de assistir as aulas presenciais, tenha acesso ao nosso conteúdo e metodologia de ensino consagrada de onde estiver.

  • InCompany

    O Instituto leva até o seu colégio, como curso extra-curricular, o pioneirismo da linguagem audiovisual moldada por professores que atuam no ensino médio a mais de 20 anos.

  • Ensino Superior

    Para quem, efetivamente, quer aprofundar seus conhecimentos na área. Ofereceremos, em breve, cursos de graduação e pós-graduação na área de Cinema e, Rádio e TV.

  • Avançados

    Destinado àqueles que procuram especializar-se, bem como atualizar-se nas mais diversas áreas do audiovisual.