Instituto de Cinema de SP

Cinema Total - Superintensivo:
Segunda a sexta

  • todos
  • cinema total

Sinopse:

Com pouco mais de 2 meses de duração, aulas de segunda a sexta, somadas a sessões de monitoria, exercícios práticos e gravações aos finais de semana, o Cinema Total Superintensivo é, literalmente, uma experiência bastante intensa. Em 150 horas você vai cursar 8 matérias (produção, direção, roteiro, direção de arte, direção de fotografia, captação de áudio, edição e cultura fílmica), escrever um roteiro e participar, em diferentes funções, na gravação de dois curtas-metragens. Tem fôlego para encarar essa jornada?

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 22/10/2018 | 21/01/2019
  • Dias da semana e horário: Seg a Sex, das 09:00 às 12:00 horas.
  • Duração: 2 meses
  • Carga horária: 150h

OBJETIVO:

Oferecer a você um panorama do mercado audiovisual brasileiro, das etapas que envolvem a elaboração de um filme e de quais as áreas e carreiras disponíveis no mercado nas quais você pode aprofundar seus conhecimentos e experiências. Neste curso você desenvolve um roteiro e participa da gravação, em diferentes funções, de dois curtas-metragens.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

• Curso com 150 horas de cinema com o essencial para fazer um filme, começar sua carreira ou montar a sua própria produtora.
• Desenvolvimento de 2 curtas metragens autorados e prontos para festivais.
• Sessões de monitorias com equipamento durante todo o curso.
• Mais de 10 professores convidados por turma. Profissionais do mercado, premiados e formados no Brasil e no exterior.
• O único curso livre de cinema com professores especialistas para cada disciplina.
• Aulas planejadas, com apresentações digitais em todas as aulas e material de apoio exclusivo.
• Projeto INC baseado na tríade ‘Sensibilidade, Técnica e Ação’ - o educando se sensibiliza, aprende e faz.
• Orientação a ex-alunos no planejamento da carreira, na montagem de suas produtoras e na realização de seus filmes. Faz parte do nosso foco e da nossa missão.
• Possibilidade de visitas técnicas a produtoras e sets, além de palestras com grandes personalidades do cinema durante todo o ano (sujeito a disponibilidade).
• Parcerias com grandes locadoras de equipamento com descontos especiais para alunos INC.
• Espaço incrível e bem localizado, com fácil acesso e segurança.
• A maior e mais engajada escola de cinema em SP.

PROGRAMAS:

Roteiro: contando histórias no cinema

Cinema: uma estória contada a partir de imagens, sons, diálogos e descrições: Gêneros Narrativos, Elementos da narrativa, Roteiro Cinematográfico e Linguagem Visual Personagem e Conflito: Ação, Objetivo, Obstáculo, Níveis de Conflito, Protagonista, Antagonista Estrutura dos Três Atos + Formatação 1: Poética de Aristóteles, 3 Atos de Syd Field, A jornada do Herói, Forma do Roteiro Cinema, Softwares Formatação Formatação 2 + Diálogo: Roteiro de Série – Comédia e Drama, Correção dos Roteiros entregues, Aprofundamento Formato, Texto e Subtexto, Exposição, Show X Tell Cultura de Roteiro: Mercado Brasileiro e Internacional, Grandes Roteiristas, Grandes Teóricos, Estilos e Tramas, Sociologia e Psicologia (Jung e Bourdieu) Ao longo do curso serão produzidos e revisados vários exercícios e 2 roteiros completos de curtas-metragens

Camila Tarifa

Camila Tarifa

Mariana Tesch

Mariana Tesch

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Victor Fisch

Victor Fisch

Produção: produzindo e montando sua produtora

Cinema e política: A Divisão do Trabalho no Cinema Arte e Logística I: Processos básicos da Pré-produção e funções + “CASES” Arte e Logística II: Processos avançados da Pré-produção, processos da produção + “CASES” A espinha dorsal do set: Quebra + Cronograma Over the rainbow: Pós-produção, Como distribuir seu filme, Como se inscrever em festivais Produção Executiva I: Orçamento e Business Plan Produção Executiva II: Captação de recursos, Leis de incentivo e Editais estaduais e federais Tudo que você precisa saber para montar sua produtora.

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Daniela Aun

Daniela Aun

Fotografia para cinema: a imagem, a luz e a tecnologia

Luz para Cinema: O que é luz, fotografia e cinematografia física e sensível Back to the key: Iluminação + Workshop com Kit ARRIFLEX Por trás das câmeras: Conceitos técnicos básicos + histórico + possibilidades atuais A câmera: Funcionamento da câmera + conceitos avançados + demonstração das câmeras Técnica e Arte I: Decupagem, enquadramentos + Workshop câmera Técnica e Arte II: Decupagem de movimentos e ângulos + Workshop câmera Técnica e arte III: Decupagem avançada + Lentes + Workshop câmera.

Roberto

Roberto "Pena" Spinelli

Wallison Felicio

Wallison Felicio

Luis Villaça

Luis Villaça

Koji

Koji

Direção de cinema: o olhar central da narrativa

O Contador de Histórias: História da Direção, Relações de trabalho: equipe criativa e de produção, Funções, Características Comuns a Grandes Diretores Reconhecendo Histórias: Análise e interpretação de Roteiros a partir de técnicas de CloseReading e Storytelling Contando a Sua História: Construção da linguagem, Relação Arte/Significado/Cinematografia, Estilos/Gêneros, Processos Criativo Direção de Atores 1: História da Atuação, Objetivo, Conflito, Fluxo Orgânico + Workshop 1 Direção de Atores 2: Antecedentes, Circunstância, Relação, Texto e Subtexto + Workshop2 Workshop de Direção Completo.

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Sérgio Spina

Sérgio Spina

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Direção de Arte: elementos cênicos contando histórias

O que é direção de arte? Equipe:cenografia, figurinista, maquiagem, fx, papel do diretor de arte, relação com o diretor, pré-requisitos: Capital Cultural, Austeridade, Semiótica Montando um Projeto de Arte: Importância do Projeto de Arte, Referências, Como fazer um projeto de arte + Workshop.

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Natalia Machiaveli

Natalia Machiaveli

Aida Cortez

Aida Cortez

Cultura Fílmica: uma viagem pela vida

einvenção do Cinema: Cinema Americano
Cinema e Revolução: Cinema Francês e Italiano
Poesia e Experimentalismo: Cinema Russo, Alemão e Bergman
Orientalismo: China, Japão e Irã
Identidade e Luta: America latina e Brasil.

Rene Guedes

Rene Guedes

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Som e Edição: uma abordagem prática

Cultura de edição: O que é edição e montagem, Referências fílmicas, Relação Editor-Diretor, Ferramentas, Etapas Processo Edição, Roteiro, Corte e Decupagem, Tecnologias. Som para Cinema: Características físicas do som, Captação/Com Direto, Tipos de microfones, Acessórios para Captação para Cinema, Equipe. Montagem 1: Conceitos de montagem, Demonstração software, Exemplos práticos montagem + Workshop Workshop: Edição em duplas ou trios de material bruto para produção de um curta do Curso Completo Cinema Edição Áudio: Demonstração software, Efeitos, Equalização, Sincronização, Trilha, Mixagem + Workshop Montagem 2 e Finalização: Colorização, Key frames, Exportação e Plug ins + Workshop.

Rafael Paiola

Rafael Paiola

Luis Fernando

Luis Fernando

Koji

Koji

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Danilo do Valle

Danilo do Valle

Investimento:

À vista R$ 2.489,00 ou 4x de 622,25

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.