Instituto de Cinema de SP

CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA:
6 encontros

  • critica
  • todos

Sinopse:

O curso procura apresentar de modo introdutório um breve histórico da crítica cinematográfica, assim como o surgimento das teorias de cinema. Além disso, pretende discutir as concepções de alguns críticos notáveis que buscaram sedimentar o cinema como arte durante o século XX.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 28/01/2019
  • Dias da semana e horário: Seg, Qua, Sex, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 6 encontros
  • Carga horária: 18h

OBJETIVO:

As aulas propõem um debate sobre a formação da crítica de cinema para cinéfilos e público em geral. Objetiva-se apresentar quais são as possibilidades de se escrever sobre um filme, percebendo neles seu conteúdo para interpretação textual ou audiovisual.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

A proposta consiste na breve apresentação historiográfica da crítica de cinema, explorando suas potencialidades na atualidade com a emergência de redes sociais e produção dacrítica que se deslocou das páginas impressas para um ambiente cibernético: redes sociais, blogs esites e agregadores de crítica.

PROGRAMAS:

Aula 1

Breve História da Crítica de Cinema: as teorias cinematográficas e os primeiros estudos críticos sobre cinema A estética do filme. A cinefilia como formadora de críticos e cineastas: A vida moderna em projeção.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 2

Os conceitos da linguagem cinematográfica: vocabulário, produção de gêneros e seus cânones. Os “segredos” dos filmes. Os tempos no cinema: “Sete Caixas” (Juan Carlos Maneglia) e “O Cavalo de Turim” (Béla Tarr).

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 3

O conceito de crítica e sua diferença com a resenha, análise e ensaio. O papel da crítica como possibilidade interpretativa da narrativa fílmica: as análises internas e externas.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 4

Discussão de pequenos textos sobre cinema. A importância do pensamento crítico para formação e informação dos espectadores/espectadoras. Exemplos de percepção: críticas sobre o mesmo filme em diferentes autores.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 5

Exibição de trechos de filmes (lista no final do documento) indicando as potencialidades para que os alunos e alunas construam sua própria perspectiva sobre as obras. A lista consiste num panorama geral para discussão em sala de aula, recuperando os temas abordados nas primeiras aulas. Produção de um roteiro crítico para entrega (proposta para a turma).

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 6

Encerramento do curso: os novos caminhos para realização da crítica de audiovisual, as possibilidades discursivas para o público atual e o incremento dos streamings com mecanismos de avaliação direta dos espectadores.

Marcus Repa

Marcus Repa

Investimento:

À vista R$ 450,00 ou 3x de 150,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.