Do livro para a tela - Teoria e prática de adaptação de roteiro - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Do livro para a tela:
Teoria e prática de adaptação de roteiro

  • roteiro
  • todos

Sinopse:

O curso aborda a adaptação literária para a linguagem audiovisual. Com base em aulas e conceitos teóricos, os alunos terão aulas práticas de escrita de roteiro.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 11/11/2019
  • Dias da semana e horário: Seg, Qua, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 10 encontros
  • Carga horária: 30 hrs

OBJETIVO:

As aulas teóricas do curso visam a discutir o processo de adaptação cinematográfica de obras literárias assumindo o trabalho do cinema também como um trabalho de leitura, que envolve as especificidades da linguagem de cada meio e o momento histórico em que as obras são produzidas. Dessa maneira, a adaptação cinematográfica e, consequentemente, a elaboração do roteiro, podem ser concebidas como uma leitura interpretativa das obras literárias. Partindo de um diálogo com as aulas teóricas, as práticas têm como objetivo a produção, individual ou em grupo, de argumentos para curtas-metragens a partir de poemas, contos, crônicas ou notícias publicadas em diferentes meios. Os participantes passam por algumas fases que envolvem não só a adaptação de uma linguagem para outra mas também todo o processo que antecede a escrita de um roteiro.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

- Aulas práticas e teóricas de adaptação de roteiro.
- Espaço incrível e bem localizado, com fácil acesso e segurança.
- A maior e mais engajada escola de cinema em SP.

PROGRAMAS:

Conteúdo Programático

Conteúdo programático
Obs: As aulas teóricas e práticas serão intercalada.


Aulas teóricas

Aula 1: A relação histórica entre a literatura e o cinema
apresentação e discussão dos textos “Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema”, de Ismail Xavier, e “Da literatura ao cinema: uma tragédia americana”, de S.M. Eisenstein.

Aula 2: Joaquim Pedro de Andrade e a literatura brasileira
Macunaíma (1969) e Os inconfidentes (1972).
Bibliografia de apoio:
Macunaíma (1928), de Mário de Andrade
“Macunaíma: as ilusões da eterna infância”, de Ismail Xavier
“Os inconfidentes”, de Gilda de Mello e Souza

Aula 3: 1968 e desdobramentos
O bebê de Rosemary (Roman Polanski, 1968) e Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1972).
Bibliografia de apoio:
O bebê de Rosemary (1967), de Ira Levin
Laranja Mecânica (1962), de Anthony Burgess
“O triste fim do Welfare State: a parábola de Kubrick”, de Luiz Renato Martins

Aula 4: Da dramaturgia ao roteiro
Eles não usam black tie (Leon Hirzman, 1981) e Ópera do malandro (Ruy Guerra, 1985).
Bibliografia de apoio:
Eles não usam black tie (Gianfrancesco Guarnieri, 1958)
Ópera do malandro (Chico Buarque, 1978)
“A crise do drama em Eles não usam black tie: uma questão de classe”, de Iná Camargo Costa
O cinema político de Leon Hirzman (1976 – 1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro, de Reinaldo Cardenuto

Aula 5: Brasil contemporâneo
Cidade de Deus (Fernando Meirelles e Katia Lund, 2002) e Lavoura Arcaica (Luiz Fernando Carvalho, 2001).
Bibliografia de apoio:
Lavoura Arcaica (Raduan Nassar, 1975)
Cidade de Deus (Paulo Lins, 1997)
“Cidade de Deus”, de Roberto Schwarz
O truque e a técnica: representações do trabalho em Lavoura Arcaica (filme e romance) e São Bernardo, de Agnelo Bento Lino Filho.

Aulas práticas

1. Apresentação de poemas, contos, crônicas ou notícias publicadas em diferentes meios. Cada alunx ou grupo escolhe um texto para adaptar.
Elaboração de mapa de sensações a partir do texto escolhido.
Apresentação e conversa sobre o mapa.

2. Construção de um varal de referências.
Conceito de storyline e sinopse.
Elaboração de storyline e sinopse, seguida de leitura e conversa sobre as propostas elaboradas.

3. Conceito de argumento e elaboração da primeira versão.
Leitura e conversa sobre o argumento escrito em aula.

4. Elaboração da segunda versão do argumento.
Leitura e conversa sobre o que foi produzido.

5. Finalização do argumento e leitura.
Conceito de roteiro e dicas para quem quiser transformar o argumento em roteiro.

Carolina Serra Azul

Carolina Serra Azul

Julia Alquéres

Julia Alquéres

Investimento:

À vista R$ 899,99 ou 3x de 300,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.