ROTEIROS PARA SEREM FILMADOS NA QUARENTENA:
com Matheus Parizi

Sinopse:
Datas e calendário:
- Próximas turmas: 30/03/2021
- Dias da semana e horário: Ter, Qui, das 19:00 às 22:00 horas.
- Duração: 5 encontros
- Carga horária: 15h
OBJETIVO:
A partir de ideias propostas inicialmente, desenvolver roteiros com cenas e ações que sejam possíveis de serem filmados diante da nova situação de restrição em sets, protocolos de segurança e prevenção à saúde, por conta da pandemia do novo coronavírus.
DIFERENCIAIS DO CURSO:
- Aulas online AO VIVO
- Interação direta com os professor*
- Profissional atuante no mercado cinematográfico
*O Curso "ROTEIROS PARA SEREM FILMADOS NA QUARENTENA" Online AO VIVO, acontece exatamente como nossos cursos presenciais, permitindo total interação com os mestres proporcionando a melhor experiência de aprendizado a distância.
Em nossa plataforma online o professor utiliza lousa virtual, apresentação digital, pode apresentar vídeos e arquivos, e você pode interagir pela câmera e microfone ou pelo chat privado e coletivo, além do poder compartilhar sua tela e muitos outros recursos.
PROGRAMAS:
Aula 1
Alunas(os) apresentam cada qual sua ideia para um filme.
Escrever para filmar na quarentena: quantas personagens, locações? Que tipo de ação?
Cinefilia: alguns curtas de quarentena e/ou que se adequam são assistidos, para inspirar, discutir, propor um vocabulário em comum para a classe (uma comunidade de roteiristas).
A importância de encontrar suas vozes, de serem originais, não há uma forma de escrever, há várias - para cada, um há método diferente.
O caderno/diário da(do) roteirista: onde se constrói a pesquisa e a voz.
Sobre pesquisa de campo para escrever ficção.
Método: “começar com a personagem, terminar com a personagem, achar a estória no meio”.
Execução de exercícios de engajamento indireto (biografias) e de engajamento direto (escritura automática) da personagem durante a aula.

Matheus Parizi
Aula 2
Notas sobre documentos de pesquisa e desenvolvimento que alunas(os) escreveram e enviaram.
Beatsheet e criatividade: o choque na estrutura, as emoções durante as cenas.
Por que quero fazer esse filme?
Ruído e produtividade: ouvir entrevistas/podcasts/música/a TV ligada enquanto escrevemos e a catalização.
O que a curva geral do filme nos conta?
Método: “saber qual vai ser o final do filme antes de saber qualquer outra coisa”.
Cinefilia: nacos de filmes cujo final é o grande delta.
Pensarmos como escrever para locação que já conhece.
Leitura de diferentes exemplos de beatsheet, pra inspirar e discutir.

Matheus Parizi
Aula 3
Discussão de notas sobre beatsheets que alunas(os) escreveram e enviaram.
A escaleta/step outline: nossa voz em como estruturamos nossa estória, no seu passo, no seu tom.
O dogma do conflito, no que é falso e verdadeiro.
Como casar a estrutura intimamente com os desejos e medos de nossas personagens.
Honestidade como escritoras(es) e a importância de que coisas vergonhosas aconteçam.
A que vem cada cena.
Método: “cenas que desejo VS cenas que preciso”. a importância do desejo.
A passagem do tempo.
Leitura de diferentes exemplos de escaletas, para inspirar e discutir.

Matheus Parizi
Aula 4
Discussão de notas sobre escaletas que alunas(os) escreveram e enviaram.
Da escaleta pro roteiro: mais do que criar diálogos.
Ver para escrever.
A importância da indefinição: a atmosfera, a ambiguidade.
As atitudes insultuosas e a sua infinita potência.
Com quem sua personagem parece?

Matheus Parizi
Aula 5
Sessões sobre o roteiro escrito por cada aluna(o) em que o professor e as(os) colegas dividem suas notas e o que pensaram ao ler.
Caminhos de re-fação.
Método de edição de estória de princípio positivo: “a reconstrução do mapa através das cenas que amamos.”

Matheus Parizi
Investimento:
À vista R$ 520,00 ou 4x de 130,00Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3891-0633.