Cinema Total, curso oferecido pelo Instituto de Cinema, contempla todas as áreas de uma produção cinematográfica - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Cinema Total, curso oferecido pelo Instituto de Cinema, contempla todas as áreas de uma produção cinematográfica

O Cinema Total é um dos principais cursos oferecidos pelo Instituto de Cinema, e trabalha com todas as áreas ligadas à uma produção cinematográfica. Os alunos são introduzidos na teoria, passando pela história do cinema, conceitos técnicos e artísticos de cada área, até chegar na prática, momento onde experienciam a vivência no set de gravação. 


As disciplinas contempladas são Som e Edição, Roteiro, Produção, Fotografia, Direção, Direção de Arte e Cultura Fílmica, matéria que vai a fundo na história do cinema e todos os movimentos que a formam. 


Conversamos com o professor Ricardo Peres, que ministra as aulas de Direção e Direção de Arte no curso, sendo ainda responsável pela coordenação dos alunos. Ricardo trabalha lado a lado das turmas, acompanhando e auxiliando o processo de pré-produção em busca de valorizá-lo e torná-lo mais proveitoso. 


Em nossa conversa, Ricardo diz que em sua opinião o Cinema Total é um curso extremamente interessante, “porque acaba contemplando todas as necessidades e tipos de pessoas”, o que acredita ser um diferencial oferecido pelo Instituto de Cinema. É importante ressaltar que mesmo sendo distribuídas de acordo com a programação de cada curso, todos têm a mesma base e aulas. 


Sobre as produções, acredita ser mais um diferencial pelo fato de que na escola os alunos ficam inteiramente responsáveis pelos curtas-metragens a serem gravados dentro da matriz curricular. A partir de uma orientação, o roteiro e as funções são escolhidas, e depois disso a “mão na massa” é por conta da galera. São dois curtas-metragens gravados, sendo um no meio e outro ao fim, o que possibilita os alunos experimentarem diferentes funções, conhecer o trabalho de cada e escolher com as quais mais se identificam. 


Ricardo acredita que o método escolhido pela escola é positivo, “é muito importante eles trabalharem em grupo, porque o cinema é coletivo, e a experiência que eles estão tendo aqui é muito parecida com o mercado”. É interessante também porque diversas faixas etárias se misturam, o que possibilita uma interação entre diferentes pessoas e experiências, Ricardo diz “chega um ponto em que não importa o conhecimento que cada um tem e o tempo de vida, há um ponto em comum, por isso funciona”. 


Ricardo nos traz a questão de custo-benefício oferecida pela escola, já que os valores são mais acessíveis, uma forte característica do Instituto. O professor acredita ser um trabalho bonito, porque a formação é oferecida por um valor que muitas vezes não é encontrado no mercado, tendo ainda uma Prova de Bolsa que torna possível a inserção de parcelas da população que muitas vezes deixam de estudar pela falta de oportunidade.


“Acho que esse tipo de característica só enriquece, não só a convivência deles, mas a função social que o cinema tem, que é a formação de todas as classes sociais. Porque a gente tem muito a ideia de um cinema elitizado, não deixa de ser porque cinema ainda é caro de se fazer e produzir, mas eu quando dou aula falo sobre o assunto de que a gente pode desmistificar esse processo”, nas importantes palavras de Ricardo. 


Como já citado, os cursos são divididos entre Cinema Total Intensivo, Extensivo, Aos Sábados e Férias. Esse é um diferencial oferecido pelo InC, que torna o curso acessível a diferentes públicos. No geral, as disciplinas são as mesmas, com formas de abordagens diferentes. 


Conheça mais sobre cada curso do Cinema Total 


Cinema Total - Superintensivo


Com pouco mais de 2 meses de duração, aulas de segunda a sexta, somadas a sessões de monitoria, exercícios práticos e gravações aos finais de semana, o Cinema Total Superintensivo é, literalmente, uma experiência bastante intensa. Em 150 horas você vai cursar 8 matérias (produção, direção, roteiro, direção de arte, direção de fotografia, captação de áudio, edição e cultura fílmica), escrever um roteiro e participar, em diferentes funções, na gravação de dois curtas-metragens. Tem fôlego para encarar essa jornada? A próxima turma tem início em 29/07.


Cinema Total Extensivo


Nosso Cinema Total Extensivo foi pensado para se encaixar na sua rotina de trabalho ou estudo. Com carga-horária de 160 horas, você terá 8 matérias (produção, direção, roteiro, direção de arte, direção de fotografia, captação de áudio, edição e cultura fílmica), acompanhadas por monitores de equipamentos. Você vai escrever um roteiro e participar em diferentes funções na gravação de dois curtas-metragens. Ao final deste curso você saberá como funciona o nosso mercado audiovisual e onde deve apostar as suas fichas para desenvolver sua carreira. A próxima turma tem início em 23/07.


Cinema Total - Sábados


Cinema Total aos Sábados é um curso de 6 meses, pensado para você que já sabe que quer estudar cinema, mas que tem a agenda apertada durante a semana. Com carga-horária total de 160 horas, você terá 8 matérias (produção, direção, roteiro, direção de arte, direção de fotografia, captação de áudio, edição e cultura fílmica), acompanhadas por monitores de equipamentos. Você vai escrever um roteiro e participar em diferentes funções na gravação de dois curtas-metragens. Ao final deste curso você terá construído um panorama do modus operandi do mercado audiovisual brasileiro e estará preparado para suas próprias gravações. A próxima turma tem início no dia 27/07.


Cinema Total Férias


O nosso Cinema Total de Férias é pensado para você que quer aproveitar as férias e fazer um mergulho intenso no universo da sétima arte. Com carga-horária de 100 horas distribuídas em 7 matérias, você vai aprender produção, direção de fotografia, roteiro, direção, direção de arte, som e edição. Durante as aulas, vai desenvolver o roteiro de um curta-metragem, aprender todos os processos de pré-produção e enfim, a gravação. De segunda a sábado, das 9h às 16h, durante três semanas seguidas (e para aquelas/es que sempre querem mais, tem ainda as monitorias de equipamentos gratuitas, para desenvolver habilidades com câmera, luz e som). E aí?! Vamos nessa?, a próxima turma tem início no dia 08/07. 


Não perca a oportunidade de estudar na maior e mais engajada Escola de Cinema de São Paulo, te esperamos para embarcar no universo da sétima arte!


Por Mariana R. Marques

voltar