Instituto de Cinema de SP

Cinema Total - Sábados:
22 encontros

  • todos
  • final de semana
  • cinema total

Sinopse:

Cinema Total aos Sábados é um curso de 6 meses, pensado para você que já sabe que quer estudar cinema, mas que tem a agenda apertada durante a semana. Com carga-horária total de 160 horas, você terá 8 matérias (produção, direção, roteiro, direção de arte, direção de fotografia, captação de áudio, edição e cultura fílmica), acompanhadas por monitorias de equipamentos. Você vai escrever um roteiro e participar em diferentes funções na gravação de dois curtas-metragens. Ao final deste curso você terá construído um panorama do modus operandi do mercado audiovisual brasileiro e estará preparado para suas próprias gravações.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 22/09/2018 | 27/10/2018
  • Dias da semana e horário: Sáb, das 09:00 às 14:00 horas.
  • Duração: 22 semanas
  • Carga horária: 160h

OBJETIVO:

Oferecer a você um panorama do mercado audiovisual brasileiro, das etapas que envolvem a elaboração de um filme e de quais as áreas e carreiras disponíveis no mercado nas quais você pode aprofundar seus conhecimentos e experiências. Neste curso você desenvolve um roteiro e participa da gravação, em diferentes funções, de dois curtas-metragens.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

• Curso com 160 horas de cinema com o essencial para fazer um filme, começar sua carreira ou montar a sua própria produtora.
• Desenvolvimento de 2 curtas metragens autorados e prontos para festivais.
• Sessões de monitorias com equipamento durante todo o curso.
• Mais de 10 professores convidados por turma. Profissionais do mercado, premiados e formados no Brasil e no exterior.
• O único curso livre de cinema com professores especialistas para cada disciplina.
• Aulas planejadas, com apresentações digitais em todas as aulas e material de apoio exclusivo.
• Projeto INC baseado na tríade ‘Sensibilidade, Técnica e Ação’ - o educando se sensibiliza, aprende e faz.
• Orientação a ex-alunos no planejamento da carreira, na montagem de suas produtoras e na realização de seus filmes. Faz parte do nosso foco e da nossa missão.
• Possibilidade de visitas técnicas a produtoras e sets, além de palestras com grandes personalidades do cinema durante todo o ano (sujeito a disponibilidade).
• Parcerias com grandes locadoras de equipamento com descontos especiais para alunos INC.
• Espaço incrível e bem localizado, com fácil acesso e segurança.
• A maior e mais engajada escola de cinema em SP.

PROGRAMAS:

Cultura Fílmica

O universo e suas portas maravilhosas

Reinvenção do Cinema : Cinema Americano
Cinema e Revolução: Cinema Francês e Italiano
Poesia e Experimentalismo: Cinema Russo, Alemão e Bergman
Orientalismo: China, Japão e Irã
Identidade e Luta: America latina e Brasil

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Roteiro

Roteiro: Contando Histórias no Cinema Cinema: Uma estória contata a partir de imagens, sons, diálogos e descrições: Gêneros Narrativos, Elementos da narrativa, Roteiro Cinematográfico e Linguagem Visual Personagem e Conflito: Ação, Objetivo, Obstáculo, Níveis de Conflito, Protagonista, Antagonista Estrutura dos Três Atos + Formatação 1: Poética de Aristóteles, 3 Atos de Syd Field, A jornada do Herói, Forma do Roteiro Cinema, Softwares Formatação Formatação 2 + Diálogo: Roteiro de Série – Comédia e Drama, Correção dos Roteiros entregues, Aprofundamento Formato, Texto e Subtexto, Exposição, Show X Tell Cultura de Roteiro: Mercado Brasileiro e Internacional, Grandes Roteiristas, Grandes Teóricos, Estilos e Tramas, Sociologia e Psicologia (Jung e Bourdieu) Ao longo do curso serão produzidos e revisados vários exercícios e 2 roteiros completos de curtas-metragens

Jonathan Mendonça

Jonathan Mendonça

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Victor Fisch

Victor Fisch

Larissa Figueiredo

Larissa Figueiredo

Direção de Cinema

Direção de Cinema: O Olhar central da Narrativa O Contador de Histórias: História da Direção, Relações de trabalho: equipe criativa e de produção, Funções, Características Comuns a Grandes Diretores Reconhecendo Histórias: Análise e interpretação de Roteiros a partir de técnicas de CloseReading e Storytelling Contando a Sua História: Construção da linguagem, Relação Arte/Significado/Cinematografia, Estilos/Gêneros, Processos Criativo Direção de Atores 1: História da Atuação, Objetivo, Conflito, Fluxo Orgânico + Workshop 1 Direção de Atores 2: Antecedentes, Circunstância, Relação, Texto e Subtexto + Workshop2 Workshop de Direção Completo

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Sérgio Spina

Sérgio Spina

Jonathan Mendonça

Jonathan Mendonça

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Direção de Arte

Direção de Arte: Elementos cênicos contando histórias O que é direção de arte? Equipe:cenografia, figurinista, maquiagem, fx, papel do diretor de arte, relação com o diretor, pré-requisitos: Capital Cultural, Austeridade, Semiótica Montando um Projeto de Arte: Importância do Projeto de Arte, Referências, Como fazer um projeto de arte + Workshop

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Camila Tarifa

Camila Tarifa

Produção

Produção: Produzindo Filmes e Montando sua Produtora Cinema e política: A Divisão do Trabalho no Cinema Arte e Logística I: Processos básicos da Pré-produção e funções + “CASES” Arte e Logística II: Processos avançados da Pré-produção, processos da produção + “CASES” A espinha dorsal do set: Quebra + Cronograma Over the rainbow: Pós-produção, Como distribuir seu filme, Como se inscrever em festivais Produção Executiva I: Orçamento e Business Plan Produção Executiva II: Captação de recursos, Leis de incentivo e Editais estaduais e federais Tudo que você precisa saber para montar sua produtora

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Direção de Fotografia

Fotografia para Cinema: A imagem, a luz e a tecnologia Luz para Cinema: O que é luz, fotografia e cinematografia física e sensível Back to the key: Iluminação + Workshop com Kit ARRIFLEX Por trás das câmeras: Conceitos técnicos básicos + histórico + possibilidades atuais A câmera: Funcionamento da câmera + conceitos avançados + demonstração das câmeras Técnica e Arte I: Decupagem, enquadramentos + Workshop câmera Técnica e Arte II: Decupagem de movimentos e ângulos + Workshop câmera Técnica e arte III: Decupagem avançada + Lentes + Workshop câmera

Roberto

Roberto "Pena" Spinelli

Airo Munhoz

Airo Munhoz

Luis Villaça

Luis Villaça

Koji

Koji

Som e Edição

Cultura de edição: O que é edição e montagem, Referências fílmicas, Relação Editor-Diretor, Ferramentas, Etapas do Processo de Edição, Roteiro, Corte e Decupagem, e Tecnologias. Som para Cinema: Características físicas do som, Captação/Som Direto, Tipos de microfones, Acessórios de Captação para Cinema e Equipe. Montagem 1: Conceitos de montagem, Demonstração de softwares, Exemplos práticos, montagem + Workshop: Edição em duplas, ou trios, de material bruto para produção de um curta do Curso Completo de Cinema. Edição de Áudio: Demonstração de softwares, Efeitos, Equalização, Sincronização, Trilha, Mixagem + Workshop Montagem 2 e Finalização: Colorização, Key frames, Exportação e Plug ins + Workshop.

Koji

Koji

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Investimento:

À vista R$ 2.940,00 ou 6x de 490,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.