Atuação para Cinema - Curso de Férias - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Atuação para Cinema :
Curso de Férias

  • atuação
  • férias

Sinopse:

Curso sobre atuação e mise-en-scène no cinema à partir de autores do cinema mundial. A dinâmica do curso busca pesquisar e experimentar a atuação e a direção de cena no cinema, a relação dos corpos/pessoas no espaço e a dramaturgia a partir de autores modelos do cinema mundial e é destinado a atores, atrizes, diretores, diretoras, estudantes e interessados e interessadas em atuação e direção de cena no cinema. No primeiro módulo do curso, serão estudadas as atuações e mise-en-scène à partir do cinema de John Cassavetes.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 13/01/2020
  • Dias da semana e horário: Seg a Sex, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 10 encontros
  • Carga horária: 30hs

OBJETIVO:

-Pesquisar a atuação e direção no cinema a partir do modelo de John Cassavetes. -Experimentação da relação das pessoas e com o espaço. -Criação dramatúrgica em cena pelo improviso nas situações. -Exercitar a atuação para o cinema e a busca pela atuação viva no modelo de Cassavetes.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

- Conteúdo prático e teórico
- Espaço bem localizado, com fácil acesso e segurança.
- A maior e mais engajada escola de cinema da cidade

PROGRAMAS:

Conteúdo Programático

1ª AULA - Breve Histórico sobre realismo e atuação no cinema: - Realismo no cinema e no teatro; - Brasil e o realismo. Exercícios de presença do ator/atriz e Imaginação.

2ª AULA - Exercícios Fundamentais sobre atuação realista: - Imaginação; - Ação Interna e Ação externa; - Vontade e Contra-vontade; - Silêncio e fala; - Subtexto; - Tempo-ritmo.

3ª AULA - Apreciação na íntegra de um longa-metragem de John Cassavetes, seguido de debate com comentários de especialista convidado.

4ª AULA - Trabalho de levantamento de material dramatúrgico em campo e tradução em cenas e atuações à partir das premissas de "Cassavetes por Cassavetes", livro de Ray Carney: "Fazer um filme significa ter uma ideia sobre o que se necessita dizer e saber o que te inquieta; por outro lado é uma aventura do princípio ao fim. O melhor que se pode fazer é apontar o que se está passando na vida, as coisas que se pode compreender, e então, arriscar e dizer: isso é o que sinto agora, para assim, buscar um grupo de pessoas que pensem e sintam da mesma maneira e todos, fazermos o melhor possível." "Tudo está à venda. Se vendem as emoções, o sexo. Carros, mulheres, roupa, seu rosto, suas mãos, seus sapatos. Veja os anúncios. Mas minhas emoções não estão à venda. Meus sentimentos não se podem comprar. São meus. Não quero filmes que me vendam algo. Não quero que me digam como devo sentir."

5ª AULA - Desenvolvimento de material fílmico (cenas) a partir do modelo cassavetiano e da vida, levantado por grupos de trabalho. 6ª AULA - Trabalho de levantamento de material dramatúrgico e confrontação em campo com a dramaturgia levantada.

7ª AULA - Desenvolvimento e filmagens de fragmentos cassavetianos.

8ª AULA - Desenvolvimento e filmagens de fragmentos cassavetianos.

9ª AULA - Desenvolvimento e filmagens de fragmentos cassavetianos.

10ª AULA - Apreciação das cenas produzidas e apontamentos de montagem.

Renan Rovida

Renan Rovida

Investimento:

À vista R$ 1.000,00 ou 4x de 250,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.