Cinema Argentino - Panorama histórico - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Cinema Argentino:
Panorama histórico

  • online
  • todos

Sinopse:

Em quatro encontros com Vanderlei Mastropaulo, o curso fará um percurso pelos momentos mais importantes do cinema argentino. Serão discutidas as várias facetas desta produção instigante, apresentando cineastas e filmes fundamentais. Este percurso tem início na transição do cinema mudo para o sonoro (início dos anos 1930) e chega até os dias atuais, evidenciando a constante capacidade de revitalização do cinema argentino.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 06/10/2020
  • Dias da semana e horário: Ter, Qui, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 4 encontros online AO VIVO.
  • Carga horária: 12h.

OBJETIVO:

O curso apresenta um panorama introdutório desta vasta produção cinematográfica. Para tanto, são abordadas as diferenças temáticas e os elementos de linguagem das obras. O curso foi dividido em quatro encontros, de acordo com os vários ciclos de produção no país. Durante este percurso é possível notar, inclusive, alguns pontos de contato com o cinema brasileiro.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

- Interação direta com o professor*
- Pesquisador de cinema



*O curso Cinema Argentino Online AO VIVO, acontece exatamente como nossos cursos presenciais, permitindo total interação com os mestres proporcionando a melhor experiência de aprendizado a distância.
Em nossa plataforma online o professor utiliza lousa virtual, apresentação digital, pode apresentar vídeos e arquivos, e você pode interagir pela câmera e microfone ou pelo chat privado e coletivo, além do poder compartilhar sua tela e muitos outros recursos.
No Google Classroom, o Instituto poderá disponibilizar os arquivos digitais referentes a sua disciplina. Além disso, desde sua matrícula até o fim do curso, você estará em contato de nossa super. Equipe Educacional por e-mail, telefone e whatsapp diariamente das 8:00 às 22 horas, o lembrando do horário das aulas, respondendo dúvidas e muito mais.

PROGRAMAS:

Aula 1

A transição do cinema mudo para o cinema sonoro, na década de 1930, e a afirmação do sistema de estúdios. O ciclo de Carlos Gardel para a Paramount. A configuração dos principais gêneros (melodrama, comédias, dramas sociais) e o auge da indústria no início dos anos 1940. Quando o sistema industrial entra em crise, abre-se espaço para iniciativas de cinema independente.

Vanderlei Mastropaulo

Vanderlei Mastropaulo

Aula 2

Anos 1950 e 1960, período de modernização do cinema na Argentina. Os visionários Fernando Birri e Leopoldo Torre Nilsson promovem novas abordagens e abrem caminho para o cinema de autor. Estas iniciativas ecoam no chamado Nuevo Cine Argentino (também chamado de Generación de los 60) e nas fortes críticas políticas dos grupos Cine Liberación e Cine de la Base, que registram a instabilidade política da Argentina.

Vanderlei Mastropaulo

Vanderlei Mastropaulo

Aula 3

O início dos anos 1970 traz um novo auge, com enormes sucessos de público e crítica. Infelizmente, a situação muda drasticamente com o aumento da repressão e a ditadura militar (1976-1983). Neste período de censura, exílios e asfixia, há algum espaço para a resistência. Com a redemocratização, nos anos 1980, surge um cinema renovado e de prestígio, culminado em premiações em vários festivais.

Vanderlei Mastropaulo

Vanderlei Mastropaulo

Aula 4

Anos 1990: após uma nova crise, uma série de mudanças no panorama de produção. É criado o INCAA para dar suporte ao cinema e demais plataformas audiovisuais. Surgem Pablo Trapero, Lucrecia Martel, Juan José Campanella, Adrián Caetano, Lucía Puenzo, Fabián Bielisnki e tantos outros nomes que atestam a constante renovação do cinema argentino, cujo caráter diversificado continua a conquistar plateias e premiações mundo afora.

Vanderlei Mastropaulo

Vanderlei Mastropaulo

Investimento:

À vista R$ 400,00 ou 2x de 200,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.