Direção de Fotografia - Curso Profissional - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Direção de Fotografia:
Curso Profissional

  • fotografia
  • filmlab
  • todos

Sinopse:

O curso avançado em cinematografia digital é voltado a um público já iniciado em iluminação e câmera no campo do audiovisual. O programa engloba a formação tanto técnica, quanto estética do aluno e aluna, a fim de privilegiar o exercício autônomo e consciente da profissão.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 05/08/2020
  • Dias da semana e horário: Qua, das 09:00 às 12:00 horas.
  • Duração: 2 anos
  • Carga horária: 220h

OBJETIVO:

O objetivo do curso é capacitar tecnicamente o participante em toda a completude da atividade do diretor de fotografia, fornecendo formação técnica e estética de modo a permitir sua plena autonomia para realizar imagens em movimento a partir do uso dos suportes digitais.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

• Módulo de Direção de Fotografia do curso completo FilmLAB, transmitindo assim um conteúdo exclusivo do tema e da função;
• Aulas ministradas por profissionais atuantes na área, com conhecimento aprofundado na função de Direção de Fotografia;
• Disponibilidade de uso dos equipamentos em aula;
• Localização privilegiada e de fácil acesso.

PROGRAMAS:

Módulo A – Luz, visão e representação

1. A visão humana: funcionamento, percepção e cognição. Arte e representatividade a partir dos aspectos culturais;

2. Luz e Cor: espectro visível, temperatura de cor e IRC, princípios de óptica física e geométrica, quantificação de luz (fotometria), propagação da luz, formação da imagem óptica, lentes e objetivas, tipos de lentes.

Bruno Risas

Bruno Risas

Alice Drummond

Alice Drummond

Lucas Eskinazi

Lucas Eskinazi

Módulo B – Princípios da imagem digital em movimento

1. Acuidade visual e resolução espacial (MTF), persistência retiniana. Cadência;

2. Latitude e informação visual no digital, profundidade de byte, o sensor e sua resposta à luz, gamma, linear x logarítmico;

3. Espaço de cor.

Bruno Risas

Bruno Risas

Alice Drummond

Alice Drummond

Lucas Eskinazi

Lucas Eskinazi

Módulo C – Câmeras e Monitoração

1. Exposicão e Fotometria: o triângulo da exposição (tempo de exposição, diafragma e sensibilidade do sensor); tipos de obturação, escolha da curva de gamma, escolha da sensibilidade, filtros e aberrações, controle de contraste;

2. O que regular em uma câmera e em um monitor – Setups;

3. Monitoração: flat e LUTs.

Bruno Risas

Bruno Risas

Alice Drummond

Alice Drummond

Lucas Eskinazi

Lucas Eskinazi

Módulo D – Linguagem audiovisual e linguagem de câmera

1. Sequência, plano e tomada;

2. Composição visual;

3. Decupagem, storyboard;

4. Ponto de vista;

5. Profundidade de campo;

6. Movimentação e operação de câmera;

7. Tamanho de plano;

8. Direção do olhar.

Bruno Risas

Bruno Risas

Alice Drummond

Alice Drummond

Lucas Eskinazi

Lucas Eskinazi

Módulo E – Iluminação

1. Tipos de luz e acessórios, quantificação e dimensionamento de luz no set;

2. Linguagem de luz: do roteiro à escolha dos equipamentos, preparação, pré-light, posicionamento, luz de três pontos, mapas e esquemas de luz;

3. Luz e cor: sabendo iluminar para melhores resultados na correção de cor;

4. Estúdio e locações, relacionamento com a direção de arte, trajetória da luz solar.

Bruno Risas

Bruno Risas

Alice Drummond

Alice Drummond

Lucas Eskinazi

Lucas Eskinazi

Módulo F – Leitura e Interpretação visual de um roteiro

1. Referencial e Repertório: as escolas artísticas, a pintura, as artes visuais, as componentes da imagem, a proporções de quadro;

2. A cadeia de Produção da Imagem: da preparação à pós-produção;

3. Análise técnica do roteiro: cinematografia e direção e o relacionamento com as demais áreas;

4. Escolha do formato de captação em relação ao destino das exibições.

Bruno Risas

Bruno Risas

Alice Drummond

Alice Drummond

Lucas Eskinazi

Lucas Eskinazi

Módulo G – Ética e Relacionamento de Equipe

1. Como se organiza uma equipe cinematográfica;

2. Equipe de Elétrica e Maquinária: segurança e conforto no set de gravação;

3. As responsabilidades do diretor de fotografia.

Bruno Risas

Bruno Risas

Alice Drummond

Alice Drummond

Lucas Eskinazi

Lucas Eskinazi

Investimento:

À vista R$ 4.600,00 ou 8x de 575,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.